O Procon oferece um serviço em que o consumidor pode cadastrar o seu número para deixar de receber as inúmeras ligações de telemarketing. Ativo desde 2009 e instituído através de uma lei estadual, a plataforma ‘Não Me Ligue’, inclusive, ganhou novas funções em 2021. Desde março, o serviço também pode bloquear mensagens de spam via SMS.
Na semana passada, o órgão de defesa do consumidor divulgou o ranking mensal atualizado das empresas que mais perturbam os consumidores cadastrados no ‘Não Me Ligue’. O top 5 das campeãs em reclamações são: Vivo; Dr. de todos; Claro; Banco Pan e Banco Itaú.
Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, disse que a lista “pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade”.
Desde 2010, já foram instaurados 346 processos para apurar as reclamações dos consumidores que cadastraram os seus telefones no ‘Não Me Ligue’. Mais de R$ 250 milhões em multas já foram aplicadas as empresas que desrespeitam o serviço.
O Procon ampliou a cobertura do serviço “Não me Ligue”. Além de ligações, as empresas também não poderão enviar mensagens por aplicativos ou SMS para oferecer serviços ou efetuar cobranças.
Quem ainda não tem o benefício, pode fazer o cadastro no site do Procon. Quem já se inscreveu, pode editar o cadastro de forma rápida e incluir os bloqueios de SMS e WhatsApp.
Após o cadastro, o Não me Ligue dá um prazo de 30 dias para as empresas deixarem de importunar o consumidor. O desrespeito ao pedido pode ser denunciado no próprio site do Procon.
Essa é uma ótima notícia para quem está cansado de receber ligações de telemarketing, não é mesmo?
VIA OLHAR DIGITAL