ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Resgate da assistência social com programas e a nova rede de Cras e Creas

A mesma revolução por qual estão passando, por exemplo, as redes municipais de saúde e educação, está ocorrendo na assistência social. E a Prefeitura de Manaus iniciou 2024 entregando mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) completamente novo à população.

Assim como os outros 12 Centros já revitalizados, o Cras do bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte da capital amazonense, foi completamente reformado, da parte elétrica ao telhado, além de toda a área externa da unidade, investimento que tornou o lugar amplo, seguro e confortável para o atendimento da população.

O local havia sido abandonado pelas gestões passadas. O prédio, deteriorado, era utilizado pela marginalidade, enquanto a população tinha que ir a um Cras que funcionava em um shopping center. A partir de agora, no novo prédio, no seio da comunidade, mais de 38 mil famílias que moram no Colônia Terra Nova e adjacências poderão ter acesso às políticas de assistência social do município e a programas federais com atendimento adequado.

Entre as melhorias realizadas no Cras Terra Nova estão a troca de pisos; revestimentos cerâmicos nos banheiros e troca de louças sanitárias; a renovação das redes elétrica e hidráulica; troca do telhado; forros; além das divisórias; novo mobiliário; e reforço na segurança do prédio.

Os Cras são a porta de entrada para a política de assistência social da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal. A partir desses equipamentos públicos, gerenciados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), a população pode acessar inclusive o Programa Bolsa Família.

As unidades do Cras ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nesses espaços, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

E dentre os serviços ofertados pelos Creas estão: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI);

Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade;

Serviço Especializado em Abordagem Social;

Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

Rede renovada

Na atual gestão, 14 estruturas de assistência social foram revitalizadas, das quais 13 são Cras e um é Creas. Mais cinco Cras também serão reformados e todo esse investimento tem sido possível graças a emenda parlamentar apresentada pelo então deputado federal pelo Amazonas Marcelo Ramos.

Somado aos Cras e Creas renovados, a Prefeitura de Manaus oferece ainda iniciativas de grande impacto social, como as refeições servidas nas Cozinhas Comunitárias e nos restaurantes Prato do Povo. Até dezembro de 2023, mais de 2 milhões de refeições foram servidas a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. Além, disso, programas e projetos direcionados ao enfrentamento de temas sociais, como a erradicação do trabalho infantil e a defesa dos direitos dos idosos estão entre as prioridades da gestão municipal.

Entre as metas estabelecidas pela Semasc para 2024 estão a implantação de mais Cozinhas Comunitárias e restaurantes Prato do Povo; inauguração do primeiro Banco Municipal de Alimentos; descentralização do Centro de Referência dos Direitos da Mulher; criação do Projeto Educação em Direitos Humanos; além da reforma de demais unidades que compõe a Semasc.

Prefeitura de Manaus

O Trabalho na Assistência Social não Para!

Por Prefeitura de Manaus – 26, janeiro, 2024 – Conteúdo de responsabilidade do anunciante

#especialpublicitario #crasecreasrevitalizados #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Manaus Contra o Trabalho Infantil

Paulo Apurina

Manaus, 352 anos: Aniversário da cidade será comemorado com três dias de festa

Paulo Apurina

ESPECIAL PUBLICITÁRIO: Não brinque com o perigo. Vacine seu filho

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights