INFRAESTRUTURA MANAUS

REUNIÃO – Prefeito de Manaus terá audiência com presidente Lula em busca de recursos para fortalecer enfrentamento às fortes chuvas

BALANÇO – Prefeitura de Manaus contabiliza mais de 120 ocorrências de chuva neste domingo

O prefeito David Almeida participa, nesta terça-feira, 14/3, da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, o prefeito também terá audiência com o presidente Lula, encontro marcado pelo coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz.

David Almeida vai pleitear do presidente da República recursos para reforçar as ações da Prefeitura de Manaus de enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas. O prefeito quer ampliar os investimentos que já estão sendo realizados pela atual gestão em limpeza e desassoreamento de igarapés, recuperação e construção de redes de drenagens profundas e superficiais, contenção de voçorocas, entre outras ações que reduzam os casos de alagamentos ou desbarrancamentos.

“Em dois anos de governo, a Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp) retirou mais de 25 mil toneladas de lixo de igarapés e da orla da cidade. Nesse mesmo período, grandes erosões foram resolvidas, o que evitou tragédias”, destaca o prefeito. Em outra frente, acrescenta, a Secretaria de Infraestrutura (Seminf) construiu, por exemplo, mais de 15 quilômetros de redes de drenagens pluviais; além de desobstruir quase 20 mil bueiros.

O senador Omar explica que intermediou o encontro após um pedido do prefeito, preocupado com as fortes chuvas e a necessidade de intensificar as ações que a Prefeitura já vem realizando para amenizar os impactos desse período de inverno. “Eu liguei para o presidente e relatei as fortes chuvas que estamos tendo em Manaus e ele disse que recebe o prefeito na terça-feira para tratarmos de como o governo federal pode ajudar a nossa cidade”.

BALANÇO – Prefeitura de Manaus contabiliza mais de 120 ocorrências de chuva neste domingo

Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou mais de 120 ocorrências de Defesa Civil e Trânsito por toda a cidade. Uma operação conjunta foi feita, logo na manhã deste domingo, 12/3, atendendo os bairros mais afetados da capital amazonense.

Na noite de sábado, o Sistema Nacional de Defesa Civil emitiu um alerta de chuva acima da média na capital amazonense  e, por meio da Central 199 da Defesa Civil, que funciona no CCC, mais de 105 ocorrências de Defesa Civil já tinham sido registradas até as 18h deste  domingo. Com o apoio das secretarias de Assistência Social (Semasc) e Infraestrutura (Seminf), os bairros mais afetados foram atendidos em urgência, com uma operação conjunta.

A zona Norte foi a mais impactada nos bairros Monte das Oliveiras e Cidade Nova, com maior incidência de pontos de alagamentos e deslizamento. A ação integrada da Defesa Civil com a Semasc garantiu atendimento para mais de 60 famílias afetadas pelas fortes chuvas do final de semana.

Segundo o diretor de Operações da Defesa Civil de Manaus, José Mendes, a determinação do prefeito David Almeida é de priorizar as famílias. “Desde ontem, a Defesa civil segue atuando nas ocorrências,  que já ultrapassam 60 atendimentos no dia de hoje, sendo a maior parte deles de alagamentos. O prefeito David Almeida solicitou que a nossa atenção estivesse voltada, principalmente, para as famílias nesse momento em que muitas perderam tudo”, afirma Mendes.

A previsão de chuva para este domingo, segundo o Centro de Atendimento e Monitoramento Meteorológico (Cemaden), é superior a 100 milímetros e, por isso, desde o início da madrugada, o status da cidade foi alterado para estágio de “Atenção”, quando os serviços e forças de segurança se preparam para múltiplas ocorrências de alto impacto.

Em menor escala, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também registrou 17 ocorrências de trânsito, com dois acidentes com danos materiais e um com vítima lesionada. Os semáforos inoperantes foram quatro, gerando um impacto médio no tráfego.

Os agentes municipais seguem atuando nas centrais telefônicas, registrando as ocorrências no Centro de Cooperação que funciona 24 horas.

Texto – Divulgação/Semcom

Fotos – Arquivo/Semcom

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus divulga classificados no Programa Bolsa Universidade 2023

Vilhena

Prefeitura de Manaus assina termo com Governo do Amazonas e Cigás para reduzir impactos ambientais no setor de gás natural

Jamil Maciel

Prefeitura oferta doses contra Covid-19 em 74 pontos de vacinação nesta semana

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights