AMAZONAS ECONOMIA

Roberto Cidade alerta para risco de crise no polo de ar-condicionado da Zona Franca de Manaus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), manifestou preocupação com o risco iminente de crise no segmento de produção de ar-condicionado do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O alerta reforça a declaração do presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o amazonense Jorge Júnior, que apontou como gargalo a dependência de apenas uma empresa nacional, localizada em São Paulo, responsável pela produção de compressores, peça fundamental na fabricação dos aparelhos.

Segundo o deputado, a situação coloca em risco a produção das 18 indústrias instaladas no Distrito Industrial de Manaus, já que a fabricante não tem conseguido atender à demanda.

“O presidente da Eletros, Jorge (Júnior), já se manifestou que isto é muito ruim para o polo, que é o segundo que mais vende ar-condicionado no mundo. Temos que ser justos e reconhecer que é preciso investir nesse setor. Existe uma legislação federal que obriga a comprar os compressores de uma única empresa, no Estado de São Paulo, mas ela não dá conta. Precisamos discutir alternativas, dialogar no Congresso Nacional, porque a Zona Franca de Manaus é a nossa maior matriz econômica”, destacou Cidade.

O parlamentar acrescentou que a perda de espaço na produção pode favorecer concorrentes externos. “Se deixarmos de produzir aqui, quem ganha é a China, que já é a maior produtora mundial. Quanto mais fabricamos em Manaus, mais fortalecemos nossa capacidade de competir no mercado internacional”, concluiu.

O entrave está na exigência do Processo Produtivo Básico (PPB), que determina a compra de insumos nacionais. No caso dos compressores, o monopólio é da Tecumseh, instalada no interior paulista desde 2020, que não consegue atender toda a demanda, provocando atrasos, paralisações, suspensão de contratações e até demissões no polo de ar-condicionado da Zona Franca.

— — —

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa

Foto – Rodrigo Brelaz

Postagens relacionadas

TCE-AM terá 47 processos na pauta de julgamento desta terça-feira (27)

Paulo Apurina

Grupo Escoteiro de Manaus abre inscrições para crianças e adolescentes

Paulo Apurina

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights