Uncategorized

Saiba como a empatia é despertada no cérebro humano

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes explicou como o sentimento de empatia une partes cognitiva e afetiva

Fernando Gomes explicou que o sentimento de empatia começa a se manifestar por volta dos 7 anos de idade. “É quando a criança começa a entender como as outras pessoas funcionam e tem o interesse no que o outro pode estar pensando ou não”, apontou.

“Temos algo que chama neurônios em espelho. Quando olho alguém fazer um movimento, por exemplo, neurônios que poderiam ser responsáveis por esse movimento também despertam em mim. E a mesma coisa se relaciona com a percepção das emoções e sensações, isso faz com que a gente comece a entender o que é empatia”, completou o médico.

Gomes ainda falou sobre a parte física do cérebro que é ativada com o sentimento de empatia. “Ocorre na parte mais anterior do cérebro, os lóbulos frontais e, principalmente, no córtex pré-frontal, que é onde temos a nossa cognição.”

“A forma afetiva e a cognitiva trabalham de forma integrada para nos dar a sensação da empatia, então o indivíduo consegue se colocar na situação do outro, ou, pelo menos, imaginar como seria a vivência se fosse com ele.”

Via CNN Brasil

Postagens relacionadas

Tillerson ‘offended’ by reports of State Department dysfunction

amazonaspix@gmail.com

Comissão de Valores Mobiliários atualiza política de prevenção à lavagem de dinheiro

Paulo Apurina

Governo do Estado responde solicitação de Roberto Cidade em atenção às famílias de Itacoatiara afetadas pelas chuvas

Paulo Apurina