AMAZONAS

Sebrae Amazonas vai implantar programa de transformação socioeconômica em São Gabriel da Cachoeira

O município é o segundo a aderir ao Cidade Empreendedora, programa executado pelo Sebrae/AM em parceria com a prefeitura municipal

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, em parceria com o Sebrae Amazonas, vai implantar o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que busca transformar os municípios em ambientes mais favoráveis aos negócios, impulsionando a economia e gerando impactos positivos na vida dos cidadãos.

São Gabriel da Cachoeira, localizada no estado do Amazonas, é o município mais indígena do Brasil, com 90% do território de áreas indígenas e um pluralismo linguístico que caracteriza a diversidade cultural da região. Nesse contexto, o Programa Cidade Empreendedora está sendo planejado no município com a preocupação de valorizar a cultura e especificidades econômicas locais.

As tratativas iniciais do programa foram feitas diretamente com o prefeito Clóvis Moreira Saldanha, que manifestou o interesse no Cidade Empreendedora. Ele assinou o termo de compromisso com o Sebrae/AM para a construção das propostas da cidade empreendedora no dia 28 de abril. Com o termo de compromisso assinado, as secretarias municipais foram envolvidas no processo de levantamento de demandas e necessidades do município.

Durante os alinhamentos, as secretarias participantes, como Assistência Social, Meio Ambiente, Administração, Produção e Abastecimento, além do gabinete da vice-prefeita e do prefeito, discutiram o programa e seus eixos e construíram propostas para cada secretaria. Também foram apresentadas as propostas e outras secretarias, como a de Finanças, também manifestaram a importância das atividades para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras na cidade.

Para o prefeito do município, Clóvis Moreira Saldanha, a adesão ao programa é uma oportunidade para a geração de renda e o fomento à economia local, que vai impactar empreendedores e autônomos da região.

“Todas as classes vão se beneficiar, desde os ambulantes aos empreendimentos formalizados, de áreas como alimentação, beleza e afins”, comenta o prefeito.

Com lançamento oficial do programa no município marcado para o dia 26 de maio, a especificidade de São Gabriel da Cachoeira foi levada em consideração e as demandas serão direcionadas também às comunidades indígena. Em junho, a expectativa é que o programa realize atividades com mulheres empreendedoras indígenas no distrito de Iauaretê. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo local, valorizando a cultura e as tradições indígenas da região.

De acordo com o Gestor de Atendimento Territorial do Rio Negro do Sebrae Amazonas, Frank Rodrigues, a projeção do programa para o município é valorizar a mão de obra local, qualificar os empreendedores formais e informais, contribuindo com a geração de emprego e renda, principalmente para as comunidades indígenas.

“A grande preocupação da prefeitura nesse momento é proporcionar a população de São Gabriel capacitações que possam envolver todo o público no crescimento empreendedor da cidade”, comenta o gestor.

A implantação do Programa Cidade Empreendedora em São Gabriel da Cachoeira representa uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do município, com ações que visam fortalecer a economia local e promover o empreendedorismo. Além disso, o programa valoriza a cultura e as especificidades da região, contribuindo para a preservação da diversidade cultural brasileira.

Fotos: Rony Santos/ São Gabriel da Cachoeira

Postagens relacionadas

TCE-AM aplica multa milionária a ex-secretário da Seinfra por precariedade nas vias de acesso de Iranduba

Paulo Apurina

UBS Fluvial de Coari parte para sua segunda viagem após ser revitalizada pela gestão do prefeito Keitton Pinheiro

Vilhena

Governo do Amazonas acompanha retorno de irmãos indígenas a Manicoré

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights