INFRAESTRUTURA

Sedurb realiza reunião com moradores das áreas de obras do Prosamin+

Membros do Grupo de Apoio Local das Comunidade da Sharp e Conjunto Industriário receberam orientações sobre o projeto

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realizou, nesta terça-feira (17/10), reunião com os membros do Grupo de Apoio Local (GAL) do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), moradores da Comunidade da Sharp e Conjunto Industriário, na zona leste.

Os aspectos de segurança do trabalho, ações sociais desenvolvidas, redução dos impactos ambientais, e andamento das obras foram alguns dos temas abordados durante a reunião.

“Essa é uma etapa importante, que faz parte da programação e ocorre a cada dois meses. Desde o começo do programa, temos o compromisso com ações que englobam a preocupação ambiental, destinação de resíduos, manejo da fauna e flora silvestre. Trabalhamos ações em segurança no trabalho e políticas de gênero”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcellus Campêlo.

A reunião foi comandada pela subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, que falou da importância em sensibilizar a comunidade, no que diz respeito aos protocolos de segurança.

“Precisamos sensibilizar os moradores da região sobre a importância em seguir os protocolos de segurança dentro e fora da obra, para evitar acidentes, principalmente, intensificar o cuidado com as crianças. Outra orientação importante é sobre a atuação de profissionais durante o processo de reassentamento e obras, pois nossos trabalhadores estão sempre identificados e são orientados para uma abordagem adequada”, informou Viviane.

A moradora da Comunidade Sharp e membro do GAL, Maria Silvane de Souza, falou da satisfação em participar, de forma efetiva, do processo de reassentamento.
“Nós estamos representando todos os moradores de forma direta e indireta, para passar as informações, disseminar as orientações de forma precisa dentro da comunidade. Nós do GAL precisamos contribuir, porque é importante a participação da comunidade. Temos que estar sempre buscando o melhor para nossa comunidade”, disse Maria.

Andamento das obras

De acordo com a engenheira fiscal da obra, Ayra Glenda, na Comunidade da Sharp estão sendo realizados serviços de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares na chamada Sub-Bacia 03. As ruas que estão sofrendo intervenção são Digregório e Panasonic. A próxima será a Avenida Oitis e segue com as demais ruas, conforme programação.

Além disso, estão acontecendo serviços de terraplenagem para desvio de tráfego da Avenida Autaz Mirim, para execução da ponte de concreto que está prevista no local.

Já no Conjunto Industriário está acontecendo a troca de solo (terraplenagem), onde está prevista a construção de um habitacional, além da praça dos Industriários. Nesta terça-feira iniciou a supressão vegetal para alargamento do canal, a fim de minimizar o risco de alagações na área.

Sobre o programa

O Prosamin+ está urbanizando uma área de 340 mil m² ao longo do Igarapé do Quarenta, em um trecho entre a avenida Manaus 2000 e a Comunidade da Sharp. Das áreas sob risco de alagação, já foram retiradas 594 famílias, de um total de 2.383 que serão reassentadas.

Fonte: UGPE

Foto: Tiago Correa

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus lança programa ‘Obras de Verão 2023’ para intensificar recapeamento e manutenção viária na cidade

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus faz estudos e sondagem de solo para instalação da escultura do Prêmio Nobel Verde

Jamil Maciel

Manaus vai ganhar terceiro deque verde após licenciamento aprovado no Implurb

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights