SAÚDE

SES-AM destaca benefícios da meditação para a saúde mental

Além da depressão e ansiedade, a prática do exercício reflexivo pode ajudar em outras questões de saúde

Visando destacar os benefícios da meditação para a saúde mental, como a melhora na concentração e aumento do bem-estar emocional. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da psicóloga Danielle Macedo, que atua no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, destaca os benefícios da meditação para a saúde mental.

A prática da meditação pode variar de pessoa para pessoa, mas traz uma série de benefícios para a saúde mental. Entre eles, destacam-se o controle da ansiedade. Além disso, o exercício reflexivo melhora o foco e a concentração, promove o bem-estar emocional, melhora a qualidade do sono e reduz os sintomas de depressão.

O exercício de reflexão possibilita a redução da ativação do sistema nervoso simpático que é o responsável pela “luta e fuga” no nosso organismo. A especialista dá dicas para pessoas que estão começando a meditar.

“Para pessoas que estão começando a meditar, é recomendável começar com técnicas de meditação simples e acessíveis. Há vários exercícios disponíveis na internet, recomendo os de meditação guiada. Comece com sessões curtas e aumente gradualmente a duração à medida que se sente mais à vontade”, informa a Dra. Danielle.

A meditação pode auxiliar no desenvolvimento da resiliência emocional, pois ajuda a promover a autoconsciência, permitindo reconhecer e compreender melhor as emoções. Além disso, a prática nos ensina a lidar de forma equilibrada com as emoções e promove a aceitação, evitando a repressão dos sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

Além de ser benéfica para a depressão e problemas de ansiedade, a prática da meditação também pode ser útil no tratamento de questões como insônia, hipertensão e dor crônica. No entanto, é importante destacar que a meditação não substitui os tratamentos tradicionais, como a psicoterapia.

“A meditação pode desempenhar um papel complementar importante no tratamento de transtornos mentais, como a depressão e o transtorno de ansiedade. Embora não substitua os tratamentos tradicionais, como a psicoterapia e, em alguns casos, a medicação, a meditação pode ser uma ferramenta valiosa devido aos benefícios já mencionados. No entanto, é sempre importante buscar orientação de um profissional de saúde mental”, finalizou Danielle.

Fonte: SES-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Manaus recebe reconhecimento da Opas pelo controle da malária

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus promove oficina de artesanato para mães de autistas

Jamil Maciel

Prefeitura aprimora cuidado em saúde mental da população indígena por meio de rede intersetorial

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights