AMAZONAS SAÚDE

SES-AM reinaugura Farmácia de Componente Especializado da Policlínica Codajás

CEAF deve atender o dobro de usuários do Sistema Único de Saúde, cadastrados na unidade, até o final de 2024

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, reinaugurou, no dia 29 de dezembro, o setor de Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) totalmente revitalizado, para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscam por medicação na unidade. 

A obra iniciou na primeira quinzena de dezembro, com reforma completa da estrutura física. A inauguração da farmácia aconteceu em 2021 e, atualmente, o CEAF tem 3,8 mil pacientes cadastrados e acompanhados por especialistas das unidades.  A expectativa é que, até o final de 2024, cerca de 8 mil novos usuários estejam cadastrados e recebendo medicações, ou seja, o dobro do número de atendimentos. 

O secretário titular da pasta, Anoar Samad, esteve na reinauguração e pontua que as ações em saúde, que melhoram a qualidade de vida dos amazonenses continuarão sendo feitas.  

“Sobre a reinauguração, é uma política do governador Wilson Lima de descentralizar a distribuição de medicamentos, tirar esse usuário da Cema (Central de Medicamentos do Amazonas). Então você imagina 27 mil pessoas indo buscar medicações no mesmo lugar, e agora os pacientes daqui recebem seus medicamentos aqui mesmo”, enfatizou o secretário de saúde.   

Atualmente, a farmácia recebe além de usuários que fazem acompanhamento com médicos especialistas da Policlínica Codajás, também os pacientes do Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). 

Para a farmacêutica Latife Barack, a reforma geral do local foi realizada pensando na comodidade e conforto dos usuários do SUS. “Para fazer todo procedimento com atendimento completo nós precisávamos dessa reestruturação, ampliamos o tamanho físico, o estoque, ampliamos o número de medicamentos também de 68 itens diferentes no estoque, hoje estamos com 189”, destacou a especialista.   

As medicações entregues no CEAF são de alta complexidade, que precisam de um diagnóstico especializado. Com cerca de 200 tipos de medicamentos, os mesmos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, Governo Federal e Governo do Amazonas, baseado na política de acesso a medicamentos especiais. 

A técnica de enfermagem Simone Nery, que já recebe o medicamento da filha na unidade há quatro meses, disse que o novo espaço proporciona a ela mais conforto e segurança. “Minha filha já faz uso desta medicação há 10 anos pela Cema, agora ficou mais fácil, mais próximo de casa e tanto ela quanto eu podemos pegar a medicação sem muito custo. Agora aqui é mais prático, mais simples, atendimento de excelência e mais rápido”, finalizou a mãe. 

Espaço

O CEAF recebeu novas instalações elétricas, hidráulicas e ampliou o espaço físico para guardar os medicamentos. O atendimento contava com três guichês para cadastro e renovação, um guichê para dispensação de medicamentos. Com a reforma, o novo espaço contará com seis guichês, além disso, armários e prateleiras novas foram adquiridos, bem como a revitalização dos consultórios farmacêuticos. 

Via Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus mantém 36 pontos de vacinação nesta quarta-feira, 1º/9

Paulo Apurina

Wilson Lima vai levar asfalto para toda Maués e moradia digna à população

Vilhena

Após ajustes em edital, conselheiro do TCE-AM autoriza contratações pela SES

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights