O mito de que ‘gato preto dá azar’ acaba colocando em risco a vida dos bichinhos e dificultando a adoção deles
A primeira e única sexta-feira 13 do ano chegou e as superstições referentes à data estão por todo lado.
Uma delas – talvez a mais comum- que você já deve ter escutado é: ‘ver um gato preto é sinal de azar‘. Essa história, no entanto, acaba colocando em risco a vida dos bichinhos e dificultando a adoção.
Uma das superstições relacionada aos gatinhos pretos surgiu ainda na Idade Média. Algumas pessoas acreditavam que eles eram bruxas transformadas em animais e que, por esta razão, cruzar com eles na rua era um sinal de azar.
O preconceito em torno da pelagem de cor preta, faz com esses gatos sofram maus-tratos ou fiquem muito tempo em pontos de adoções. A Valéria Lessa, que é protetora de animais no Espírito Santo, sabe bem o que é isso.
“Existe muita gente que acredita nessas crenças, que gato preta traz azar. Isso faz com eles fiquem muito tempo em abrigos temporários. Em minha casa tenho cerca de 11 gatos pretos que ainda aguardam por um lar”.
Entre esses 11 bichanos, a Beta está há cerca de 1 ano na fila de adoção. Mesmo apresentando um bom estado de saúde, a gata sofre rejeição.
“A Beta é uma gatinha dócil, está com a gente há cerca de 1 ano. Ela veio com seus filhotes, ambos da raça frajola, que foram adotados, mas ela continua aqui. Ela está castrada e vacinada”.
A protetora orienta as pessoas que ainda mantêm qualquer tipo de superstição a respeito dos gatos pretos.
“Temos que passar a entender que este é um preconceito infundado e que traz sofrimento a esses animais, que muitas vezes abandonados são abandonados, maltratados e até mesmo mortos”, afirma.
Maus-tratos contra animais é crime
Qualquer ato de violência contra um animal é crime, de acordo com a Lei Federal 9605. Qualquer pessoas que presenciar atrocidades contra gatos pretos, ou qualquer outro animal, pode realizar a denúncia.
Vale lembrar também que o governo federal sancionou, em setembro de 2020, a Lei que prevê a prisão de dois a cinco anos para quem maltratar cães e gatos, além de multa e proibição da guarda àqueles que cometerem tal prática.
VIA FV