BRASIL

STF adia julgamento sobre reintegração de posse de terras indígenas

O processo, envolvendo terras disputadas por indígenas e pelo governo de Santa Catarina, emperra outras 82 decisões de mesmo tema em todo Brasil 

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a sessão desta quinta-feira (26) sem conseguir julgar um recurso sobre a reintegração de posse de terras tradicionais de povos indígenas. Alegando que o adiantado da hora não permitira comportar com sucesso as 39 sustentações orais do caso, o ministro Luiz Fux encerrou a sessão e adiou o julgamento para a próxima quarta-feira (1º).

A corte começou a julgar o caso por volta das 17h30, após ter concluído uma decisão sobre a constitucionalidade da Lei que deu autonomia ao Banco Central. Por oito votos a dois, os ministros consideraram não haver erros na lei capazes de torná-la inconstitucional.

Por conta do alto número de manifestações, a expectativa é que a próxima semana seja encerrado com o voto do relator, ministro Edson Fachin. Desta forma, o julgamento deve tomar o calendário da primeira metade do mês de setembro na corte.

O processo, envolvendo terras disputadas por indígenas e pelo governo de Santa Catarina, emperra outras 82 decisões de mesmo tema em todo Brasil – e atraiu uma mobilização de povos originários à capital federal, que realizaram manifestações diárias desde a segunda-feira (23).

Neste momento, ao menos dois mil deles seguem na Praça dos Três Poderes, após a suspensão do julgamento.

Via Congresso Em Foco

Postagens relacionadas

Lula ainda não reconhece Maduro como presidente eleito da Venezuela

Paulo Apurina

Empresas têm até hoje para enviar comprovantes de rendimentos

Paulo Apurina

Papai Noel dos Correios reacende a esperança de crianças em todo o Brasil

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights