MANAUS SAÚDE

Studio 5 abrirá a partir desta sexta-feira como ponto de vacinação

Para ampliar a capacidade de atendimento das pessoas maiores de 18 anos aptas a receber a quarta dose contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus volta a oferecer a vacina no Studio 5 Centro de Convenções, no bairro Japiim, zona-Sul. O local, que já operou como ponto de vacinação anteriormente, vai funcionar nesta sexta-feira, 1º/7, excepcionalmente das 10h às 16h, e seguirá com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h.

A medida, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, tem o objetivo de fazer frente à alta demanda de usuários que começaram a procurar as unidades de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.

“Neste primeiro dia de quarta dose para o público a partir dos 18 anos, aumentamos de 55 para 81 as unidades com oferta de vacina, mas mesmo assim a demanda foi superior ao esperado na maioria delas, o que nos fez optar pela abertura do Studio 5 como ponto estratégico”, informa.

Ainda segundo ele, além de oferecer de primeira à quarta dose para a população a partir dos 18 anos, o novo ponto vai atender crianças e adolescentes que precisam avançar ou completar o esquema vacinal. “Teremos os diferentes fluxos em operação, para otimizar o espaço e permitir o atendimento das famílias no mesmo local”, observa.

Ainda de acordo com Djalma, o funcionamento do Studio 5 como ponto de vacinação é por período indeterminado e a necessidade de ajustes de acordo com o aumento ou redução da demanda será avaliada semanalmente pela equipe técnica da Semsa.

Movimentação

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) mostram que aproximadamente 550 mil pessoas estão aptas a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus. A abertura da campanha para esse público foi feita nesta quinta-feira, 30/6, quando mais de 14 mil pessoas foram às unidades de saúde para se vacinar.

“Ficamos felizes com o comparecimento do público porque a vacina é especialmente necessária nesse momento epidemiológico, com curva ascendente de novos casos”, destaca Djalma.

Além daqueles que já podem receber a quarta dose, há mais de 700 mil pessoas em atraso com a terceira dose.  O intervalo entre as doses deve ser de quatro meses e vale também para os que iniciaram o esquema vacinal com o imunizante da Janssen.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde e a carteira de vacinação. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Além do Studio 5, seguem abertos nesta sexta-feira os outros 81 locais de vacinação. A lista, com endereços e horários de funcionamento pode ser conferida pelo link  http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da Secretaria (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

Texto – Andréa Arruda/Semsa

Fotos – Valdo Leão/ Arquivo – Semcom

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus desativa temporariamente terminal da avenida da União, no conjunto Viver Melhor, para recapeamento de ruas

Jamil Maciel

Brasil tem oito casos suspeitos de varíola dos macacos

Paulo Apurina

Prefeitura mantém execução de estudo para viabilidade de novo medicamento contra malária em Manaus

Jamil Maciel