AMAZONAS JUSTIÇA

TCE-AM integra programa nacional para fiscalizar o CadÚnico e combater fraudes

Para fortalecer a fiscalização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e combater fraudes em benefícios como o Bolsa Família, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Formalizado pelo Acordo MDS/Atricon nº 1/2024, com adesão do TCE-AM a partir de agosto de 2024, o compromisso permite que o tribunal tenha acesso aos dados do CadÚnico, ampliando sua capacidade de fiscalização sobre políticas públicas que utilizam esse sistema como critério de elegibilidade.

Além disso, a Corte de Contas também pode compartilhar com o MDS informações sobre inconsistências identificadas em auditorias, garantindo mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

“A atuação do TCE-AM no programa reforça o compromisso da instituição com a fiscalização e a transparência na gestão de políticas sociais, fortalecendo a colaboração entre os Tribunais de Contas e o governo federal no combate a irregularidades”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. 

Para Natã Consentins Henzel, chefe do Departamento de Informações Estratégicas (Deinfe) do TCE-AM, a parceria beneficia ambos os lados. 

“Ela [parceria] vai auxiliar tanto o Ministério do Desenvolvimento, no sentido de identificar e corrigir inconsistências no CadÚnico, quanto os Tribunais de Contas, que poderão utilizar essas informações para fiscalizar diversos programas e ações governamentais, desde a folha de pagamento dos municípios até concessões de benefícios, como isenção de taxas em concursos públicos”, explicou.

O acesso ao sistema será concedido a pessoas e setores específicos do TCE-AM com treinamentos adequados para utilizar a plataforma de maneira eficaz. A parceria tem duração inicial de 24 meses, podendo ser renovada conforme a necessidade. 

Além do TCE-AM, outros 29 Tribunais de Contas aderiram ao acordo, incluindo os TCEs do Acre, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs), como TCMSP e TCMPA.

Texto: Pedro Sousa
Foto: Joel Arthus

Postagens relacionadas

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus

Jamil Maciel

Suframa se reúne com prefeito de Atalaia do Norte sobre projeto Cidades Inteligentes

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights