AMAZONAS ECONOMIA JUSTIÇA

TCE-AM obtém bom desempenho em ferramenta de medição implementada pela Atricon

Após dois dias de implementação da ferramenta “Aprimore”, a Comissão Central da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), composta por oito membros de diferentes Tribunais de Contas de estados brasileiros, encerrou a visita técnica feita ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A equipe do TCE-AM obteve resultados satisfatórios com a implementação do software.

“Ficamos bastante agradecidos com a visita dos nobres companheiros da Atricon, que sempre serão bem recebidos no nosso Tribunal de Contas. Sem dúvidas a implementação do novo software servirá com mais um braço para que, por meio da avaliação de desempenho, agora facilitada, possamos buscar sempre melhorias para a nossa Corte de Contas”, destacou o conselheiro Mario de Mello.

De acordo com o diretor de Contratos e Licitações do TCE-AM, Edirley Oliveira, a visita da Atricon comprovou o preparo da Corte de Contas amazonense para receber as auditorias do órgão.
“O objetivo foi 100% alcançado. O TCE-AM está pronto para receber as auditorias, que acontecem a partir de julho do ano que vem. A equipe está preparada e recebeu bem a nova ferramenta”, destacou o diretor de Licitações e Contratos, Edirley Oliveira.

O diretor também agradeceu a confiança do presidente Mario de Mello; do conselheiro Júlio Pinheiro, que esteve acompanhando a equipe da Atricon, e do secretário de Controle Externo, Jorge Lobo.

Dados observados

Durante a visita, os servidores da Corte de Contas amazonense receberam treinamentos para o uso do software, que possibilitará a contribuição de forma automatizada com o Marco de Medição de Desempenho (MMD), permitindo o acompanhamento dos índices de forma simultânea pela Atricon. Anteriormente feito em planilhas, em formatos de questionários, o processo passará a ser totalmente eletrônico, dando mais segurança, confiabilidade e praticidade.

Foram repassados, ao software, 499 critérios que eram analisados por meio de planilha. De todos os critérios, foi encontrada apenas uma falha pelo sistema automatizado. Além da análise dos dados, a equipe do TCE-AM pôde sugerir três melhorias na programação do software, que serão analisadas pela equipe da Atricon.

Os índices do MMD servem para a socialização de boas práticas entre os Tribunais de Contas do país, onde, por meio do compartilhamento de experiências, são incorporadas as ações realizadas por Tribunais de outros estados. O planejamento é bienal, com um ano voltado à avaliação dos resultados obtidos, e outro para aplicação das metas estabelecidas.Participaram da comitiva o conselheiro Sebastião Carlos Ranna, do TCE-ES, conselheiro Edilson de Sousa Silva, TCE-RO, e conselheiro substituto Jaylson Fabiahn Campelo. Também veio ao Amazonas a equipe técnica de apoio, com os auditores José Luciano, do TCE-PB, Luiz Genédio Jorge, do TCE-DF, e Risodalva Beata de Castro, do TCE-MT; além do chefe da Divisão de Orçamento, Juscelino Vieira, e do secretário de Tecnologia Hugo Viana, ambos do TCE-RO; e das assessoras Paula Palma Fontes e Amanda Agustinho, do TCE-MT. Estiveram presentes, também, os servidores do TCE-AM Julio Alan, Danielle Oliveira, Hudson Santos e Arleson dos Anjos, além das servidores do Ministério Público de Contas, Danielle Cerejo e Janaína Botelho.

Postagens relacionadas

Assembleia Legislativa do Amazonas faz balanço da produção de leis ambientais no último ano

Paulo Apurina

Polícia do Amazonas prende “Jack” que estava sendo procurado por estupro, estupro qualificado e roubo

Paulo Apurina

Festejos da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Aparecida em Manaus, aborda o tema “viver e crescer em comunidade”

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights