AMAZONAS EDUCAÇÃO JUSTIÇA

TJAM lança cartilha educativa voltada à pessoa idosa

Cartilha foi desenvolvida pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou em seu site uma cartilha educativa voltada para a pessoa idosa, uma iniciativa coordenada pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Amazonas, que tem à frente a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha.

A cartilha, desenvolvida em conformidade com a Resolução n.º 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa a oferecer orientações claras e práticas para garantir os direitos dos idosos e promover o bem-estar dessa população, cobrindo temas fundamentais para a promoção da dignidade e inclusão da pessoa idosa.

No conteúdo é abordada a importância de assegurar a proteção contra maus-tratos e abusos, com explicações sobre como e onde denunciar essas violações. Além disso, a cartilha traz informações sobre os direitos específicos do idoso em diversas áreas, como saúde, assistência social e acesso à Justiça.

Também são incluídas diretrizes para o exercício da cidadania e orientações para que familiares e cuidadores compreendam melhor as necessidades e os direitos dos idosos, promovendo assim uma convivência respeitosa e digna.

Outros temas abordados na cartilha são os direitos básicos dos idosos, como a gratuidade em medicamentos e no transporte público; a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados; e os benefícios da Previdência Social, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante assistência financeira mensal a idosos com baixa renda.

O informativo leva luz ao apoio a idosos em situação de rua e com deficiência. Objetivando atender às necessidades específicas de idosos em situação de vulnerabilidade, a cartilha discute políticas de apoio que incluem atendimento em unidades de saúde, suporte social e direitos garantidos por leis como o atendimento domiciliar para aqueles com limitações físicas.

Mensalmente, o Comitê promove “Oficinas sobre o Envelhecimento” e organiza a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa”, acelerando processos judiciais que envolvem pessoas idosas, promovendo discussões sobre o envelhecimento.

O documento explica o procedimento para obtenção da “Carteira da Pessoa Idosa”, que oferece benefícios, como gratuidade em passagens interestaduais e descontos em eventos culturais e esportivos. Além das políticas públicas, a cartilha enumera diversas instituições de apoio, como a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), que oferece cursos e assistência à saúde, e os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs), responsáveis por atendimentos específicos de saúde para idosos.

Por fim, a publicação leva orientações sobre a obrigatoriedade da “Prova de Vida” para beneficiários do INSS e a possibilidade do voto facultativo a partir dos 70 anos, reforçando o papel ativo dos idosos na sociedade.

O comitê

Em cumprimento à Resolução CNJ n.º 520/2023, o Comitê do Idoso do TJAM foi instituído pela Portaria n.º 721, de 6 de março deste ano, considera a Política Nacional da Pessoa Idosa, estabelecida pela Lei n.º 8.842/1994 e, ainda, que o Poder Judiciário adota, no exercício de suas competências, as providências necessárias para garantir que as pessoas idosas sejam tratadas com equidade, dignidade e respeito pelos órgãos judiciários e de seus serviços auxiliares.

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico de três exemplares da cartilha educativa voltada para a pessoa idosa, uma iniciativa coordenada pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Amazonas, que tem à frente a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha.  

Texto: Asafe Augusto

Revisão textual: Joyce Desideri Tino.

Imagem: Divulgação

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

#tjam #cartilhaeducativavoltadaapessoaidosatjam #amazonas

Postagens relacionadas

Elvys é um nome forte para assumir uma das 41 vagas na CMM.

Paulo Apurina

‘Sine nos Bairros’ da prefeitura vai atender em três locais neste sábado

Paulo Apurina

Amazonas não registra óbitos por Covid-19 pela quarta vez em dezembro

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights