MANAUS

TRANSPARÊNCIA – Prefeitura de Manaus inicia a 2ª rodada de reuniões com trabalhadores culturais para implementação da lei Paulo Gustavo

Prefeitura de Manaus começou a segunda rodada de reuniões de discussão com artistas e trabalhadores culturais, como condição para implementação da lei Paulo Gustavo, recebendo os dois segmentos nesta quinta-feira, 23/3, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, praça Dom Pedro II, sendo, às 14h, o de artes visuais, e às 18h, o grupo do audiovisual. O encontro foi organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), via Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O presidente do Concultura, Tenório Telles, esclareceu que esta rodada, além de coletar novas sugestões e tirar dúvidas sobre o edital, também serviram de devolutivas para os artistas que participaram da primeira rodada, que aconteceu entre novembro e dezembro de 2022.

“Adotamos as boas práticas de transparência com ampla participação dos artistas e trabalhadores da cultura”, ressaltou Telles, dizendo que o objetivo da Prefeitura de Manaus é tornar cada vez mais acessível e democrático os recursos para todos os segmentos, gerando o máximo de emprego e renda aos trabalhadores da cultura.   

As oitivas tiveram a coordenação-geral do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, em conjunto com os conselheiros de cada segmento artístico que conduziram na primeira reunião à tarde, oito profissionais de artes visuais, e à noite, 37 do audiovisual.

“As reuniões que começam nesta quinta, vêm em bom momento, já que o governo federal lança hoje o decreto que regulamenta a lei de fomento à cultura que abrange as leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, Rouanet e outros editais, regulando as políticas públicas voltadas à cultura, por meio do Ministério da Cultura”, informou Batista

“As nossas oitivas vão fundamentar nosso plano de trabalho para o decreto municipal que definirá os detalhes de como serão executados os recursos que para Manaus deve ser de R$ 17 milhões e mais a contrapartida da prefeitura”, explicou. 

A produtora cultural Rafaela Dias contou que vem participando de vários encontros que a Prefeitura de Manaus tem realizado para escutar os artistas. “Estamos aqui para que nós consigamos visualizar o que está sendo feito para gerir esses recursos que vem para a nossa classe”.

A consulta aos segmentos culturais é de fundamental importância para a construção do processo de implementação da lei Paulo Gustavo, de forma democrática e transparente.

— — —

Texto – Cristovão Nonato / Concultura

Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom

Postagens relacionadas

Equipe do Ministério da Saúde visita unidades da Prefeitura de Manaus para conhecer modelo de Parceria Público-Privada

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus entrega kits de enxovais na maternidade Moura Tapajóz

Jamil Maciel

Justiça determina convocação de candidatos aprovados na primeira fase do concurso da PM de 2011 para que avancem à segunda etapa do certame

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights