CULTURA MANAUS

Amazonas supera outros Estados nas inscrições para os Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024

A 13ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024, lançada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), totalizou 574 inscritos. Com 133 participantes, o Amazonas superou os outros Estados do país.

As inscrições encerraram no dia 20 de abril. Na sequência do Amazonas, apareceu São Paulo, com 120 concorrentes; Rio de Janeiro,  com 58 inscritos, e Minas Gerais, 55. O valor total da premiação é de R$ 80 mil, dividido em prêmios de R$ 8 mil, para cada um dos dez gêneros literários estabelecidos no edital.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, destacou que a alta procura dos autores amazonenses comprova o vigor e relevância dos prêmios. “Mostramos, mais uma vez, que temos uma literatura rica e com gerações de literatos que marcam o mundo das letras no Brasil e no exterior. Nosso concurso tem o papel importante de revelar talentos e dar visibilidade às suas obras”, disse.

O coordenador dos Prêmios Literários e vice-presidente do Concultura, Carlos Guedelha, pontuou que o Amazonas tem se revelado um celeiro de grandes escritores, tem uma considerável tradição literária e os Prêmios Literários vêm confirmando isso a cada edição.

“Parabéns aos que inscreveram suas obras, não deixando passar essa valiosa oportunidade. Em cada categoria, as obras inscritas serão analisadas, criteriosamente, por comissões formadas por escritores e professores de literatura renomados. O autor do melhor livro de cada uma das dez categorias receberá um significativo prêmio em dinheiro e terá sua obra publicada”, ressaltou Guedelha.

Inscritos

No ranking de gêneros, o maior número de inscritos foi poesia (prêmio Violeta Branca), com 192;  romance ou novela (prêmio Álvaro Maia), 110; contos (prêmio Arthur Engrácio), 97; infantojuvenil (prêmio Alfredo Fernandes), 48; teatro (prêmio Álvaro Braga, 27; crônicas (prêmio Péricles Moraes), 40; temática amazônica (prêmio Djalma Batista), 33; ensaios (prêmio Samuel Benchimol),13; memória ou jornalismo literário (prêmio Áureo Nonato), 11;  ensaio sobre tradições populares (prêmio Mário Ypiranga Monteiro), 3,  que por não ter alcançado o número de sete obras não concorrerão ao prêmio.

As obras vencedoras serão publicadas em formato digital e/ou impresso.

Etapas

As próximas etapas do concurso são análise das obras pelas comissões julgadoras, entre 25 de abril e 24 de junho, e resultado preliminar no dia 26 de junho, com dez dias de prazo para recursos administrativos.

O edital, resultados e demais links podem ser conferidos no portal do Concultura, no endereço eletrônico: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Phil Limma / Semcom

#concultura #premiosliterarioscidadedemanaus #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

AVALIAÇÃO – Prefeitura de Manaus promove 1º módulo formativo para professores da educação especial

Vilhena

VALORIZAÇÃO – Mais 115 servidores da Prefeitura de Manaus são beneficiados com novas progressões funcionais

Vilhena

Prefeito anuncia data de inauguração da USF Prefeito Frank Lima, no Novo Aleixo

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights