AMAZONAS ELEIÇÕES MANAUS POLÍTICA

Trinta e sete ex-parlamentares na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus

Ex-deputados e ex-vereadores, alguns há mais de uma década longe das disputas eleitorais, concorrem este ano às 41 vagas da CMM

Entre os 832 candidatos registrados para disputar a Câmara Municipal de Manaus (CMM), 37 são ex-parlamentares que tentam retornar a um cargo eletivo.  Os partidos que mais possuem antigos políticos como candidatos são o Avante, com sete candidatos; o PSD e o PRD, com seis candidatos cada um; e o PL, com quatro candidaturas.

Dos 37 nomes, o candidato mais antigo é o ex-vice-prefeito de Manaus, Félix Valois (PT). Tendo cumprido cargos de vereador e deputado estadual, Valois foi vice-prefeito da capital pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) entre 1989 e 1993. 

O segundo mais antigo é Nonato Oliveira (PSD), cuja último cargo foi o de deputado estadual entre 1991 e 1995. Após ele, há o ex-vereador Gilberto Martins (Solidariedade), que exerceu o cargo entre 1993 e 1997. Entretanto, Gilberto foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral e talvez não seja eleito mesmo que receba votos.

Entre os filiados ao Avante, do prefeito David Almeida, a candidata mais antiga é Aninha Nascimento, cujo último mandato de vereadora foi entre 1997 e 2001. Outros candidatos do partido que chegaram a ser eleitos em 2012 e 2016 e tentam retornar em 2024 são Socorro Sampaio, Junior Ribeiro, Sargento Bentes Papinha, Dr. Ewerton Wanderley, Reizo Castelo Branco e Tony Medeiros, que foi deputado estadual e vice-prefeito de Parintins.

Além de Nonato Oliveira, outros cinco nomes concorrem pelo PSD de Omar Aziz: Henrique Medeiros, que foi vereador em Parintins; e os ex-vereadores manauaras Rosi Matos, Jornada, Claudio Proença e Peixoto, que foi eleito em 2020 mas perdeu a cadeira para Isaac Tayah (MDB) após seu partido ter os votos cassados por fraude à cota de gênero.

No PRD, do deputado estadual Felipe Souza, estão o ex-deputado estadual Edilson Gurgel e os ex-vereadores Paulo Jorge, Wilton Lira, Vilma Queiroz, Joãozinho Miranda e Everaldo Farias. Já no PL há o ex-vereador Jorge Maia, o ex-vice-governador Henrique Oliveira e os ex-deputados Chico Preto e Delegado Pablo.

Os ex-vereadores Eloi Abreu, Sildomar Abtibol e Fred Mota tentam voltar à CMM filiados ao Podemos de Alessandra Campêlo. No Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Marcelo Serafim, o ex-vereador Elias Emanuel e o ex-deputado Dermilson Chagas também tentam retornar à política. No Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-deputado Zé Ricardo se junta a Felix Valois na mesma empreitada.

Unitariamente, concorrem ainda os ex-vereadores Amauri Colares (Agir), André Luiz (DC), Professor Bibiano (PDT), Álvaro Campelo (PP), Mauro Teixeira (PSDB) e Professora Therezinha Ruiz (União).

Via A Critica

#eleiçõesmanaus2024 #tream #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeito participa de evento em homenagem ao ‘Dia Nacional do Chef de Cozinha’

Paulo Apurina

Caio André anuncia antecipação do 13º salário de servidores para 30 de junho

Vilhena

Amazonas já aplicou 5.718.325 doses de vacina contra Covid-19 até esta quarta-feira (19/01)

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights