Mundo POLÍTICA TECNOLOGIA

Vaticano diz que IA tem “sombra do mal” e pede supervisão rigorosa


Papa Francisco, líder desde 2013 da Igreja Católica, tem dado atenção às questões éticas que envolvem a IA nos últimos anos

Vaticano pediu nesta terça-feira (28) que os governos fiquem atentos ao desenvolvimento da inteligência artificial, alertando que a tecnologia contém “a sombra do mal” em sua capacidade de espalhar desinformação.

“A mídia falsa gerada pela IA pode gradualmente minar os fundamentos da sociedade”, disse um novo texto sobre a ética da IA, escrito por dois departamentos do Vaticano e aprovado pelo papa Francisco.

“Essa questão requer uma regulamentação cuidadosa, pois a desinformação – especialmente por meio da mídia controlada ou influenciada pela IA – pode se espalhar involuntariamente, alimentando a polarização política e a agitação social”, disse o texto.

Francisco, líder desde 2013 da Igreja Católica, que tem 1,4 bilhão de membros, tem dado atenção às questões éticas que envolvem a IA nos últimos anos.

Na semana passada, o papa enviou uma mensagem sobre IA para o Fórum Econômico Mundial em Davos, alertando os líderes políticos, econômicos e empresariais de que a tecnologia levantou “preocupações críticas” sobre o futuro da humanidade.

O papa também falou sobre a tecnologia na cúpula do G7 na Itália, em junho passado, e disse que as pessoas não devem deixar que os algoritmos decidam seu destino.

O novo documento do Vaticano, intitulado “Antica et nova” (Antiga e nova), considerou os impactos da IA em uma série de setores, inclusive no mercado de trabalho, na saúde e na educação.

“Como em todas as áreas em que os seres humanos são chamados a tomar decisões, a sombra do mal também aparece aqui”, disse o documento. “A avaliação moral dessa tecnologia precisará levar em conta como ela é direcionada e usada.”

Via CNN Brasil


Postagens relacionadas

Elan Alencar pede que Ipaam autorize intervenções em igarapés de Manaus com mais eficiência

Paulo Apurina

Adjuto Afonso pede inclusão de feirantes no Auxílio Estadual Permanente

Jamil Maciel

Sine Amazonas divulga 119 vagas de emprego para esta sexta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights