MANAUS MEIO AMBIENTE

VÍDEOS DA CHUVA FORTE: Prefeitura de Manaus segue em atendimento às ocorrências causadas pela chuva desta quinta, 1°/2

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) seguem nas ruas, em atendimento às 18 ocorrências registradas pela Central 199 nesta quinta-feira, 1º/2, em razão da chuva.

Até o fim da tarde de hoje, foram formalizadas oito ocorrências de alagação, seis de deslizamento, duas de desabamento, uma de risco de desabamento e uma de destelhamento.

Das ocorrências de alagação, seis foram registradas na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Das seis ocorrências de deslizamento, cinco aconteceram na zona Sul e uma na zona Leste.

Duas ocorrências de desabamento foram registradas na zona Norte de Manaus. A ocorrência de destelhamento formalizada por meio do 199 aconteceu na zona Sul da cidade. A de risco de desabamento ocorreu na zona Centro-sul.

A zona Norte foi a área mais afetada, concentrando oito das ocorrências registradas nesta quinta-feira.

RECOMENDAÇÕES

– Siga sua rotina, mas fique atento;

– Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;

 – Mantenha-se informado por intermédio dos meios de comunicação e canais oficiais da prefeitura.

– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Centro de Cooperação da Cidade recebe 43 ocorrências causadas pela chuva desta quinta-feira

Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), mobilizou, nesta quinta-feira, 1º/2, seu Contact Center para integrar e centralizar respostas às ocorrências desencadeadas pela chuva, abrangendo áreas como trânsito, transporte e defesa civil. Ao todo, foram registradas 43 ocorrências nessas áreas.

O Contact Center do CCC é uma central que tem como objetivo o recebimento de ligações telefônicas e notificações, e a distribuição, possibilitando o atendimento aos usuários, proporcionando, assim, uma resposta eficiente às emergências causadas pelo mau tempo.

Na avaliação do superintendente do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus, Sandro Diz, a integração das pastas em situações de urgência é imprescindível para a resolução de determinados acontecimentos.

“Sobretudo em situações emergenciais como esta, provocada pela chuva, o Contact Center do CCC se mostra como uma ferramenta fundamental para otimizar os atendimentos e coordenar as ações necessárias. A integração dos serviços municipais começa por aqui e nos permite uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades da população, garantindo assim o bem-estar dos manauaras”, afirmou o superintendente do órgão.

Confira os dados detalhados dos atendimentos e ocorrências registradas no Contact Center do CCC por cada secretaria responsável pelos serviços de Segurança, Defesa Civil, Trânsito e Transporte:

Defesa Civil

Durante esta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) registrou um total de 18 ocorrências, via Disque 199, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), envolvendo alagações, destelhamentos, desabamentos, deslizamentos e riscos de desabamento.

A maioria das ocorrências de alagação, seis no total, foi na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Quanto aos deslizamentos, cinco aconteceram na zona Sul e um na zona Leste. Dois desabamentos foram na zona Norte, com destelhamento na zona Sul. A zona Norte concentrou oito das ocorrências.

Trânsito e Transporte

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana registrou um total de 25 ocorrências de trânsito, via Disque 0800 092 1118, incluindo acidentes com danos materiais, acidentes com vítimas lesionadas, circulação, estacionamento irregular e semáforos. No transporte, foram registradas três ocorrências via Disque 118, incluindo autuação por má conservação de ônibus e acidente entre ônibus e caminhão.

Orientações

Em situações de chuvas intensas, O Centro de Cooperação da Cidade orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos. Esteja atento aos boletins meteorológicos, garanta que sua casa esteja protegida contra infiltrações e mantenha um kit de emergência com itens essenciais; como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas e medicamentos. Em caso de evacuação, siga as orientações das autoridades locais.

Além disso, esteja ciente dos pontos críticos na sua localidade, como áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes. Mantenha dispositivos eletrônicos carregados e tenha acesso a fontes de informação confiáveis, como rádio e canais de comunicação oficiais. Colabore com vizinhos e comunidade, oferecendo ajuda a quem possa precisar.

Fotos – Divulgação / Semcom

Texto – Laís Fernandes / Semseg e Samira El kebbe / CCC

#chuvaforte #meioambiente #avenidadastorres #manaus #amazonas

***Matéria atualizada ás 22:49 hs para anexar o segundo texto do Centro de Cooperação da Cidade.

Postagens relacionadas

Redes Sociais da CMM alcançam 4º lugar em ranking que mede interação de perfis legislativos de todo o país

Paulo Apurina

De autoria de Caio André, projeto que incentiva prática da capoeira nas escolas de Manaus avança na CMM

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus monta esquema especial para garantir serviços no primeiro turno

Vilhena
Verified by MonsterInsights