AMAZONAS SAÚDE

Wilson Lima reinaugura Caic Ana Braga e amplia oferta de consultas pediátricas com o ‘Caic+ Especialidades’

Ao todo, cinco Caics estão sendo reestruturados e vão ofertar mais de 6 mil consultas pediátricas especializadas por mês

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (3/01), o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus, completamente reformado. A unidade inaugura o perfil Caic+ Especialidades, que amplia a oferta de consultas especializadas. A reorganização da assistência pediátrica na rede pública estadual de saúde faz parte do projeto Criança Amazonas, que integra o programa Saúde Amazonas.

O Caic+ Especialidades Ana Braga vai ofertar, de forma inédita, seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar unidade referência em reabilitação neuromotora. O novo formato também amplia o público que passa a ser atendido na unidade, destacou o governador.

“A gente faz uma correção histórica porque havia uma hiato entre quem atende de 13 a 18 anos. O Caic + atende de 0 a 18 anos. Então é uma distorção que a gente corrige. Eu tive a seguinte preocupação: não adianta retomar uma Caic, colocar ele para funcionar sem que se amplie o atendimento. A gente começa pela zona leste e isso é muito simbólico porque temos um quantitativo populacional que depende dos serviços públicos”, disse Wilson Lima.

A previsão é que o Caic+ Ana Braga realize 3.040 atendimentos especializados por mês. Serão ofertados, ainda, serviços de apoio diagnóstico em neurologia, triagem neonatal, apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia, com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora, para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas.

“Reformamos a unidade, mas também reformamos o conceito. O Caic é como uma unidade básica, então você atenderia a pediatria em geral. Nós estamos fazendo a função do Estado que é fazer a alta e medida complexidade dentro dos atendimentos especializados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad.

A reestruturação amplia a assistência pediátrica referenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, atendendo demanda reprimida. Os atendimentos no Caic+ Especialidades serão realizados via Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O Caic Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou a obra.

Ampliação da rede – A ação em conjunto das pastas alcança outros cinco Caics. “Essas unidades recebem reforma estrutural e equipamentos como móveis permanentes. O maior objetivo desse projeto é levar para essas crianças, pais, aos usuários, uma estrutura moderna que tenha como principal foco o acolhimento, a humanização e uma melhor qualidade de trabalho aos profissionais que atendem nessas unidades”, disse a secretária executiva do FPS, Kathelen de Oliveira Braz dos Santos.

Além do Ana Braga, a revitalização chegará aos CAICs: Alberto Carreira, no bairro Compensa, zona oeste, que está em fase de estruturação; Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte, em fase de estruturação; Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul, com obras sendo finalizadas; e Dr. Afrânio Soares, no Parque Dez, zona centro-sul, com as obras em andamento. Essas unidades têm previsão de inauguração neste primeiro trimestre de 2022.

Junto com o Caic Ana Braga, as cinco unidades devem ofertar mais de 6 mil consultas médicas especializadas por mês, favorecendo a redução gradativa das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além da reorganização das linhas de cuidado para doenças crônico-degenerativas nessa faixa etária.

Fotos: Diego Peres/Secom

Postagens relacionadas

Aprovado Projeto de Lei de Roberto Cidade que proíbe a exigência de experiência em seleções de estagiários no AM

Paulo Apurina

Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa são publicadas no Diário Oficial

Paulo Apurina

Webconferência discute estratégias para busca ativa de casos de hanseníase em Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights