AMAZONAS SAÚDE

Malária: estudo vai avaliar ferramentas de controle da doença em Coari

Na oportunidade, FVS-RCP alinhou estratégias de vigilância no município

Um estudo irá avaliar as ferramentas de controle de malária em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A iniciativa é uma ação conjunta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas; do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Secretaria Municipal de Saúde de Coari. Durante visita técnica, até esta quinta-feira (18/01), a FVS-RCP aproveitou a oportunidade para alinhar estratégias de vigilância na cidade.

Coari foi o município designado para participar da iniciativa por já sediar, desde 2021, articulação para avaliação de estratégias de controle vetorial da malária. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as avaliações periódicas são estratégicas e integram o processo de evolução das medidas de controle de doenças no sistema de saúde pública.

“O Amazonas tem avançado no diagnóstico e tratamento de malária, por meio de testes rápidos para comunidades distantes e a implementação da tafenoquina, que é um grande projeto para cura radical da malária do tipo vivax no país. Fortalecemos também as ações de controle vetorial. Para isso, é importante que as ferramentas sejam constantemente estudadas para que se possa avançar em todas as frentes”, destaca Tatyana.

As novas estratégias incluem casas experimentais para avaliar o impacto de novas intervenções de controle da malária na população de campo. A estratégia auxilia no controle da malária, fortalecendo o Programa de Eliminação da Malária no estado, segundo informa o pesquisador José Bento Pereira Lima, do IOC/Fiocruz.

“Pela primeira vez, haverá no Brasil, a possibilidade de ter essas seis casas experimentais. É um projeto contínuo que traz contribuição para o Ministério da Saúde, para eliminar a malária a partir de experiências diretamente do campo”, disse José Bento.

O secretário-executivo adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Coari, Arteme Araújo de Souza, disse que sediar o projeto é importante para o município. “Que essa iniciativa possa vir levar, ao Ministério da Saúde, a aderir esse projeto nos demais municípios do país. Para nós, enquanto município, é super importante participar do desenvolvimento dessa estratégia em pesquisa”, afirmou.

Estratégias na vigilância em saúde

Durante a visita técnica em Coari, a FVS-RCP alinhou estratégias de vigilância em saúde no município. A equipe da Fundação na ocasião foi formada pela diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira; e a gerente de Doenças de Transmissão Vetorial no DVA, Myrna Barata; e o subgerente de Entomologia no DVA, Ronildo Baiatone.

No município, a equipe da FVS-RCP reuniu com o Departamento de Vigilância em Saúde de Coari para alinhar ações futuras em parcerias. Dentre as pautas estão: implantação de vigilância hospitalar, aprimoramento das ações do Núcleo de Educação em Saúde, avanço e alinhamento das ações de zoonoses, além de compartilhamento de dados do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) para o Departamento de Vigilância em Saúde do município.

A programação também incluiu visita técnica no Instituto de Medicina Tropical de Coari e à Unidade Básica de Saúde Fluvial de Coari.

Fonte: FVS-RCP

Foto: Anne Alves

Postagens relacionadas

Roberto Cidade poderá ter quase o dobro de tempo de TV de David Almeida janeiro 25, 2024 Notícias

Jamil Maciel

No Dia Mundial do Câncer, FCecon alerta para importância de mudança de hábitos de vida

Jamil Maciel

TCE-AM cria painel para acompanhamento dos envios de 377 prestações de contas anuais; prazo termina em 31 de março

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights