CULTURA ECONOMIA

Carnaval que gera renda: empreendedores utilizam da criatividade para produzir adereços

Período de folia impulsiona rendimento de dezenas de famílias no Amazonas

Com a chegada da época carnavalesca, muitas pessoas buscam adquirir fantasias e adereços de customização para aproveitar as festas à caráter. Com a grande demanda, diversos empreendedores enxergam, por meio do artesanato, uma oportunidade de aumentar sua renda e conseguir visibilidade para o seu trabalho.

É o caso de Rafaela Souza, artesã parintinense e proprietária do Potyra Ateliê, que hoje vive do seu trabalho como empreendedora produzindo itens de customização para dentro e fora do estado do Amazonas. “Através desse trabalho eu pude dar oportunidade para muitas pessoas, principalmente mulheres, e quanto mais aumenta a demanda mais pessoas eu vou contratando para a equipe, principalmente nessa época do carnaval. Esse tipo de evento gera emprego pra gente, aumenta nossa renda”, relatou a profissional.

O Potyra Ateliê começou no ano de 2016, quando Rafaela foi convidada para produzir figurinos para a Escola de Samba Beija-flor, no Rio de Janeiro. Para a empreendedora, este foi o ponto de partida para que seu negócio chegasse ao momento em que está hoje. “Hoje trabalho não só com o carnaval, que foi o que me abriu as portas. Além do Festival de Parintins, hoje trabalho também com figurinos para teatro, shows, e até mesmo para artistas e cantores famosos. Tudo graças ao carnaval.”

Além da movimentação econômica, o empreendedorismo local é o responsável por fomentar a cultura amazonense que se reflete nas fantasias e adereços. É o que explica Bruna Araújo, criadora da Sianinha Decor, que trabalha há mais de quatro anos no ramo da customização.

“O diferencial do artesanato é realmente entregar algo exclusivo e totalmente personalizado para o que o cliente deseja. Acho que isso faz com que a procura seja tão boa e gere tanto rendimento pra gente”, declarou Bruna, que destacou a importância destes eventos para os pequenos empreendedores, e o impacto na vida das pessoas que dependem totalmente dessa renda.
“Carnaval, Natal e Boi-bumbá são os nossos carros-chefes de produção durante o ano. A gente tem um retorno muito positivo nessas três épocas. A cada ano a demanda fica maior, tanto de encomendas quanto de convite para eventos. Esse ano o mercado está muito aquecido, e nós, que somos uma empresa familiar, ficamos muito felizes com todo esse movimento”, reiterou.

Fonte: Sec

Foto: Marcely Gomes

Postagens relacionadas

Empresa chinesa irá gerar 1000 empregos em Manaus

Paulo Apurina

Prefeitura vai preparar edição gráfica do ‘Manual de Placas’ para publicidade no centro histórico

Jamil Maciel

Cineclube de Arte recebe ação nacional para incentivar a democratização do cinema

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights