AMAZONAS JUSTIÇA

Em reunião com a Fundação Carlos Chagas, DPE-AM planeja novos concursos públicos

O objetivo dos certames é suprir a necessidade de servidores e defensores públicos no Amazonas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou uma reunião nesta terça-feira (28) com representantes da Fundação Carlos Chagas (FCC), em São Paulo, para planejar a realização de dois novos concursos públicos. Esses certames têm como objetivo suprir a carência de servidores e defensores públicos no Amazonas.  

Os concursos previstos abrangem, primeiramente, a contratação de servidores para a atividade meio, que envolve funções administrativas como analista de dados, analista de informática, engenheiro de TI e cargos ligados ao planejamento administrativo. Além disso, está sendo planejado um novo concurso para a contratação de Defensores Públicos. 

Conforme explica o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, os certames são importantes devido à vacância em diversas diretorias da Defensoria, causada pela saída de servidores. “Temos alguns cargos com cadastro de reserva, e estamos trabalhando para nomeá-los. Contudo, há outros cargos para os quais não temos mais cadastro de reserva, e precisamos nos preparar para evitar qualquer interrupção nos serviços prestados”, explicou.

Defensores

O Defensor Público Geral explica ainda que, levando em consideração o planejamento da atual gestão para nomear, o mais rápido o possível, os candidatos aprovados no último concurso para defensor, surge a necessidade da DPE-AM de se programar para fazer um novo certame e ter defensores na expectativa de nomeação. Desde março, sete novos defensores foram nomeados. 

“Como o concurso de servidor demora cerca de oito meses para ser preparado e realizado e o certame para defensor, por sua vez, demora em média um ano e meio, nós precisamos nos antecipar e fazer esse tipo de contratação o quanto antes para que o concurso transcorra com um planejamento adequado e não tenha nenhuma intercorrência que prejudique o atendimento da população no Amazonas”, observou Rafael Barbosa. 

Os concursos públicos são parte de um conjunto de ações pelas quais a Defensoria Pública do Amazonas busca ampliar o acesso à Justiça para a população. A instituição tem procurado fortalecer sua atuação em todo o Estado, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso à defesa de seus direitos.

Via Assessoria de Comunicação DPE AM

#dpeam #amazonas

Postagens relacionadas

Lei de Roberto Cidade propõe interiorização da inovação, geração de oportunidades e qualificação de jovens no interior do Estado

Paulo Apurina

Em Parintins, Governo impulsiona setor primário beneficiando 530 produtores rurais

Jamil Maciel

Apae Manaus conquista 3º lugar nas Olimpíadas Especiais das Apaes do Amazonas, realizadas na Ufam

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights