AMAZONAS INFRAESTRUTURA Interior

Após articulação do prefeito Mateus Assayag, ANAC libera pousos de aeronaves a jato em Parintins

ANAC libera pouso de jatos em Parintins após ação conjunta da Prefeitura e autoridades

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu, na noite desta quarta-feira (24), a medida cautelar que proibia o pouso de aeronaves com motores a reação (turbojato) no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. A decisão é resultado direto do cumprimento das exigências técnicas estabelecidas pelos órgãos de aviação e marca uma vitória para a cidade e sua gestão municipal.

A suspensão é fruto do trabalho coordenado pelo prefeito Mateus Assayag, que liderou uma força-tarefa técnica, institucional e política desde dezembro de 2024, quando a restrição foi imposta. “É uma conquista gigante para nossa cidade, para o nosso festival e para o nosso governo municipal. Houve muito esforço, muito diálogo, relacionamento técnico e político, investimento financeiro da Prefeitura e comprometimento da equipe”, afirmou o prefeito.

A mobilização contou com o apoio dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, do deputado federal Saullo Vianna, da deputada estadual Mayra Dias, além da atuação de órgãos aeronáuticos como o Cindacta IV, a COMARA e o Estado-Maior da Aeronáutica.

A liberação está condicionada ao cumprimento do cronograma de melhorias estruturais em andamento no Aeroporto Júlio Belém. A Prefeitura já iniciou o recapeamento de 600 metros da pista de pouso e decolagem, a revitalização da área de segurança e investiu em equipamentos importantes do aeródromo. A sinalização horizontal na area de intervenção também será restaurada.

Outros serviços previstos incluem a manutenção da cerca operacional, dos sistemas de balizamento noturno e dos serviços auxiliares visuais, além da construção de uma nova guarita de segurança no acesso ao aeroporto. “Nosso compromisso é manter o aeroporto funcionando com segurança o ano todo. Já iniciamos as tratativas com a Azul Linhas Aéreas para a retomada dos voos comerciais de grande porte. Parintins merece essa conectividade aérea permanente”, concluiu Assayag.

—–

Texto: Carlos Alexandre – SECOM

Foto: Junior Preto e Yuri Pinheiro (aéreas) – SECOM

Postagens relacionadas

Estudantes da rede estadual do Amazonas conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia

Paulo Apurina

Com alto volume de chuva de 109,6 milímetros, Prefeitura de Manaus registra 32 ocorrências nesta terça-feira, 4/3

Paulo Apurina

Ageman vistoria ampliação da iluminação pública em novo trecho da comunidade Santa Inês

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights