AMAZONAS Interior JUSTIÇA

‘Defensoria Tá Na Área’ vai ofertar serviços jurídicos gratuitos para a população do município de Parintins 


Mutirão acontece dia 25 de novembro, no Centro Educacional Claudir Carvalho, das 8h às 14h com distribuição de senhas no local 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai realizar, no dia 25 de novembro, mais uma edição do “Defensoria Tá Na Área” voltada aos moradores da Vila Amazônia, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação ocorrerá no Centro Educacional Claudir Carvalho, onde equipes da instituição vão oferecer atendimento jurídico gratuito.  

O mutirão ocorrerá das 8h às 14h com distribuição de senhas no local. A proposta é facilitar o acesso a orientações e serviços essenciais, especialmente para famílias que vivem mais distantes da área central do município. 

Essa edição do ‘Tá Na Área’ contará com a participação da Defensoria Itinerante, projeto que leva serviços jurídicos gratuitos para mais perto de comunidades que têm dificuldade de chegar às unidades fixas da instituição. A iniciativa oferece orientações rápidas e resolve questões da área de Família, além de demandas relacionadas a Registros Públicos, como emissão de certidões e regularizações básicas. 

O coordenador do projeto Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, explica que o ‘Defensoria Tá Na Área’ em Parintins reforça o compromisso de levar a instituição até onde as pessoas estão. 

“A Vila Amazônia é um exemplo de comunidade que enfrenta dificuldade de deslocamento, e nossa presença aqui busca justamente reduzir essas barreiras. Nosso objetivo é simples: garantir que cada pessoa, independentemente de onde vive, tenha acesso à Justiça e aos serviços essenciais para resolver situações que afetam diretamente sua vida e sua família. A Defensoria existe para isso, para estar perto, ouvir e entregar soluções que façam diferença no cotidiano das pessoas”, disse.

De acordo com a defensora pública, Emilly Santos, a ação compõe um esforço maior de ampliar o atendimento em áreas rurais. “Essa edição é mais uma extensão dos projetos que estamos desenvolvendo este ano para alcançar comunidades rurais. Já estivemos na Vila do Caburi e agora estamos levando o serviço para a Vila Amazônia, com a intenção de expandir ainda mais essas ações”, explicou. 

Ela destaca que o objetivo central é aproximar a instituição de quem vive longe da sede do município. “Quando falamos do interior do Amazonas, grande parte da população vive em comunidades afastadas, muitas vezes separadas por rios e florestas. Levar esse atendimento até lá é alcançar quem não tem condições financeiras de ir à cidade e que precisa de acesso a direitos básicos, como registro de nascimento, ação de alimentos ou divórcio”, afirmou Emilly Santos. 

Texto: Aline Ferreira 

Fotos: Arquivo/DPE-AM


Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus informa novos locais de atendimento das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

Paulo Apurina

Michelle Bessa destaca programas inéditos do Governo do Amazonas ao ser reconduzida à presidência da ADS

amazonaspix@gmail.com

Inscrições para 2ª edição do projeto ‘Aldeia Cultural’ encerram neste domingo, 26/1

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights