JUSTIÇA

Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e órgãos parceiros promoverão nova edição do “Registre-se!” a partir da próxima segunda-feira em Tabatinga


Mutirão de combate ao sub-registro civil ocorrerá no Centro de Educação de Tempo Integral – CETI João Carlos Pereira dos Santos.

Na próxima segunda-feira (20/7), terá início no município de Tabatinga, distante 1.110 quilômetros de Manaus, uma nova edição do mutirão de combate ao sub-registro civil – “Registre-se!”. A programação disponibilizará serviços documentais à população local e é coordenada regionalmente pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).

Tabatinga será o terceiro município do interior do Amazonas a receber as ações do “Registre-se!” neste ano de 2026. Após sua realização na capital, no último mês de abril, a programação foi levada em maio ao município de Parintins e, em junho, a Barcelos.

O objetivo social do evento é providenciar documentação básica à população. A partir do projeto institucional implementado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação está sendo disseminada para o interior do estado por determinação do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.

Em Tabatinga, a ação será realizada no período de 20 a 23 de julho no Centro de Educação de Tempo Integral – CETI João Carlos Pereira dos Santos, localizado na Rua Rui Barbosa, s/n.º. No local, a população terá acesso a serviços como: expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN); emissão de 1.ª e 2.ª vias de certidões de nascimento; declaração de nascido vivo; inclusão de etnia em registros civis; orientação para retificação de documentos já expedidos; atendimento à população imigrante, entre outros.

Os atendimentos, conforme a coordenação do evento, serão realizados a partir das 8h. O último dia da programação – 23/7, quinta-feira – será dedicado especificamente a atendimentos de retorno.

Como parte da programação do “Registre-se!”, na segunda-feira (20/7) também ocorrerá um casamento coletivo em benefício de aproximadamente 60 casais. A solenidade será organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com o cartório da comarca, a partir das 16h, no Auditório Amazônia Régia.

Para a edição do mutirão de combate ao sub-registro civil em Tabatinga, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas contará com o apoio dos seguintes órgãos: Prefeitura Municipal de Tabatinga, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG-AM), Cartório da Comarca de Tabatinga, Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Instituto de Identificação do Amazonas, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Organização Internacional para Migrações (OIM).

Fonte: TJAM

Foto: Divulgação    


Postagens relacionadas

TCE-AM lança plataforma de inteligência artificial generativa exclusiva para servidores

Paulo Apurina

Motocicletas só podem circular pela via da direita define Código de Transito Brasileiro

Paulo Apurina

Tribunal de Contas condena presidente da Câmara de Amaturá a devolver R$ 243,1 mil

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights