AMAZONAS BRASIL JUSTIÇA POLÍTICA

Aleam fortalece parceria com CNJ para avanço da política penal no Amazonas


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), recebeu, na tarde desta terça-feira (4), uma comitiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que apresentou as diretrizes do Plano Estadual Pena Justa, iniciativa que reúne ações para modernizar a política penal e fortalecer a ressocialização no Amazonas. Também participaram da reunião os deputados estaduais Wilker Barreto (PSD) e Alessandra Campelo (PSD).

O encontro reforçou a atuação integrada entre os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo na implementação do Plano, que busca reduzir a superlotação carcerária, fortalecer as alternativas penais e ampliar as políticas de reintegração social. Integraram a comitiva a desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Amazonas (GMF/TJAM); o desembargador Luiz Geraldo Sant’Ana Lanfredi, juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Execução de Medidas Socioeducativas (DMF); e Mayesse Silva Parizi, diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A comitiva detalhou as diretrizes do Plano Estadual Pena Justa, elaborado em consonância com o Plano Nacional Pena Justa, coordenado pelo CNJ e pelo Ministério da Justiça. Também foram apresentados aos parlamentares a Central de Regulação de Vagas (CRV) do sistema prisional, os projetos Emprega Lab Amazonas e Reintegra Amazonas, além do cronograma de implementação do Plano Estadual Pena Justa Mulher, previsto para o fim de agosto.

Oportunidades e Inclusão

A Central de Regulação de Vagas busca racionalizar o ingresso e a permanência de pessoas no sistema prisional, enquanto os programas Emprega Lab Amazonas e Reintegra Amazonas ampliam oportunidades de qualificação profissional, inclusão produtiva e reintegração social de pessoas privadas de liberdade e egressas. Já o Plano Estadual Pena Justa Mulher desenvolverá políticas específicas voltadas às mulheres privadas de liberdade e egressas, com ações de garantia de direitos, assistência integral, atenção à saúde, qualificação profissional e ressocialização.

Para Adjuto Afonso, a Assembleia tem papel fundamental para transformar essas propostas em políticas públicas efetivas.

“Recebemos com muita satisfação a equipe do Conselho Nacional de Justiça para conhecer de forma mais aprofundada as ações que estão sendo desenvolvidas no Amazonas. A Assembleia Legislativa está aberta ao diálogo e pronta para contribuir com iniciativas que fortaleçam a segurança pública, promovam a dignidade humana e ofereçam oportunidades reais de reintegração social. Nosso compromisso é acompanhar esse trabalho e colaborar para que essas políticas avancem em benefício da sociedade amazonense”, destacou o presidente da Aleam.

O desembargador Luiz Geraldo Sant’Ana Lanfredi destacou a importância da parceria com o Parlamento para viabilizar as ações previstas.

“Viemos apresentar as principais diretrizes do Plano Pena Justa e discutir iniciativas como a Central de Regulação de Vagas, além dos projetos voltados à reintegração social e à inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. A participação da Assembleia é fundamental para fortalecer essa política pública, seja por meio da atividade legislativa, do acompanhamento das ações ou da construção de um ambiente institucional favorável à implementação dessas medidas. Também apresentamos o cronograma de implantação do Plano Estadual Pena Justa Mulher, previsto para o fim de agosto. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso pela receptividade e pela disposição em contribuir com esse importante trabalho para o Amazonas”, afirmou.

A Assembleia Legislativa terá papel estratégico na implementação do Plano Pena Justa, acompanhando sua execução, a compatibilidade das metas com o orçamento estadual, o aperfeiçoamento da legislação e a articulação entre as instituições envolvidas. O Parlamento também poderá contribuir para o fortalecimento da Central de Regulação de Vagas, dos programas Emprega Lab Amazonas e Reintegra Amazonas e da implantação do Plano Estadual Pena Justa Mulher, consolidando uma política penal mais eficiente, humanizada e orientada por resultados, com reflexos na segurança pública e na ressocialização no Amazonas.

Por Jean Henson

Foto: Ney Xavier


Postagens relacionadas

Semsa Manaus informa novos locais de atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus abre sistema de agendamento do CCZ para castração de cães e gatos

Paulo Apurina

MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni 2021

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights