CULTURA

Carnaval na Floresta: Grupo do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo confecciona acessórios para abertura do Grupo Especial

Grupos desfilarão amanhã (03/02), na abertura do Grupo Especial de Manaus

As preparações para o Carnaval estão na reta final para os grupos do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, do Governo do Amazonas, coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Os idosos realizaram a confecção dos acessórios para a abertura do Grupo Especial de Manaus.

O grupo Associação da Terceira Idade: Juventude Avançada, da zona norte da capital, é um dos que desfilarão no sábado (03/02), no Sambódromo. Composto por mais de 75 idosos, já foram mais de 25 enfeites artesanais produzidos com produtos maleáveis e coloridos, seguindo o tema “Baile Rio Negro”, da ala que compõem.

O grupo participa do Carnaval há mais de duas décadas e a coordenadora, Maria Jesuíta Mesquita, comentou que se sente muito feliz em poder estar mais uma vez na avenida, em estar com seus amigos no desfile.

“A gente está participando há 24 anos, é a idade do grupo, e desde essa data que os idosos trabalham e brincam no Carnaval e a gente faz a abertura na avenida. Isso para eles é uma satisfação muito grande, uma alegria, parece que quando eles chegam na avenida não tem chuva, eles enfrentam tudo, embaixo de chuva, sol, eles estão lá com um sorriso no rosto”, afirma Maria.

Ela ainda reforça o sentimento de criar os acessórios e ver seu trabalho concluído. “É muito bom. Fazer os acessórios da cabeça, confeccionar, e na avenida é aquela alegria de ver o sorriso quando termina, saber que foi feito, que o trabalho foi concluído e nós conseguimos alcançar o nosso objetivo”, declara a coordenadora.

Dilce Vieira, participante do grupo e do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, enfatiza que estar no grupo é algo que ela gosta e faz bem para ela. “Nós temos muito apoio do grupo, tem os profissionais que vem e nos atendem. E hoje estamos confeccionando a tiara do Carnaval, que sempre participamos com garra, somos idosos mas gostamos de participar de tudo”, comenta Dilce.

Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), da Sejusc, o projeto descentraliza os serviços do Estado com equipes multidisciplinares, atendimento psicossocial e ações de saúde, inclusão social e combate à violência oferecidas em espaços já existentes nos bairros onde moram os idosos e envelhecentes.

Além das aulas de dança e outras atividades físicas, as atividades do projeto incluem fisioterapia, assistência social, psicologia e assistência com técnicos de enfermagem.

Associações e grupos de idosos de todo o estado interessados podem procurar a Seadpi da Sejusc, situada no Centro Integrado de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD) na rua Marquês Quixeramobim, 210, Conjunto Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendar para receber as orientações sobre o ingresso no projeto.

Fonte: Sejusc

Foto: Ygson França

Postagens relacionadas

Prefeitura e UNFPA encerram campanha de combate à violência contra a mulher com espetáculo teatral

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida destaca avanço nas obras do mirante do ‘Nosso Centro’

Jamil Maciel

Funai reintegra a seu patrimônio obras doadas por Sebastião Salgado

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights