BRASIL JUSTIÇA POLÍTICA

CCJ da Câmara aprova proibição de ministro do STF suspender lei federal

Proposta de emenda já havia sido aprovada pelos senadores

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9), por 39 votos a 18, proposta de emenda à Constituição nº 8/2021 já aprovada no Senado que limita as decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão foi celebrada pelo senador e ex-juiz federal Sérgio Moro (União-PR), que a explicou:

– “A PEC 8/2021 que impede que decisão de só um ministro do STF suspenda lei aprovada por 513 deputados e 81 senadores foi aprovada na CCJ da Câmara. Previamente, havia sido aprovada no Senado com meu voto. É um passo a frente para dar racionalidade ao controle judicial de constitucionalidade”.

O texto aprovado pelo colegiado proíbe decisões individuais tomadas por um ministro que suspendam a eficácia de leis ou decisões dos presidente dos Três Poderes.

Outros três textos que buscam limitar os poderes do STF estão na agenda para serem votados nesta quarta-feira (12) pelos membros da CCJ.

A proposta agora irá seguir para ser analisada por uma comissão especial, que não tem prazo para ser criada e poderá fazer mudanças no conteúdo do texto.

Depois, a decisão ira passar pelo Plenário da Câmara e irá depender da votação de, no mínimo, 308 deputados, em dois turnos de votação.

Via Diário do Poder

#ccjdacâmara #stf #congressonacional #senadofederal #limitaçãoaostf

Postagens relacionadas

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Paulo Apurina

Com alta de 41%, Prefeitura de Manaus soma mais de 1,2 mil processos de licenciamento urbano analisados no bimestre de 2025

Paulo Apurina

MEC define valores semestrais para financiamento do Fies

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights