EDUCAÇÃO SAÚDE

CMS e Semsa elaboram regimento da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciaram a elaboração do regimento da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, marcada para o período de 24 a 26 de abril.

A elaboração do documento conta com a participação de representantes das comissões de Secretaria Geral e Registro, Infraestrutura, Programação, Comunicação, Relatoria e Informação, Mobilização e Articulação, compostas por conselheiros municipais de saúde e profissionais da Semsa.

Durante a primeira reunião das comissões para elaboração do regimento, na tarde da terça-feira, 12/3, o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, informou que a Conferência Municipal é uma das etapas preparatórias da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que vai ocorrer em Brasília (DF), em dezembro de 2024, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“Nessa primeira reunião, as comissões iniciaram a elaboração do regimento da Conferência, que vai abranger questões como as normas de funcionamento, as regras de eleição de delegados municipais para a etapa estadual, critérios para participação e período de inscrição”, explicou Elson Melo.

O presidente do CMS/Manaus informou ainda que, como ocorre no controle social do SUS, a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde terá, entre os participantes, 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com as demais vagas divididas entre gestores e trabalhadores.

“Na Conferência Municipal, os participantes vão elaborar propostas que serão levadas para discussão na Conferência Estadual, quando será feita uma força-tarefa, para que elas sejam transformadas em propostas nacionais, subsidiando o planejamento de políticas públicas em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, informou Elson Melo.

O tema central da Conferência é: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. A partir do tema central, os participantes vão elaborar propostas em três eixos de discussão: 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

De acordo com Ademarina Cardoso Pistilli, membro da comissão de Programação e assessora de Gabinete da Escola de Saúde Pública (Esap/Manaus), a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada no ano de 2005, trouxe propostas importantes que foram discutidas e resultaram em avanços para o município de Manaus, como a implementação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS, o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores municipais de saúde, o setor de Qualidade de Vida do Trabalhador e a própria Esap.

“O que foi discutido na primeira Conferência apresentou um material muito rico em propostas e que foram instituídas na Semsa. A perspectiva, agora, para a próxima Conferência, é que se tenha um movimento para continuar a avançar em questões de gestão do trabalho e educação na saúde”, destacou Ademarina.

A ação do controle social do SUS, por meio das discussões sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, explicou Ademarina Pistilli, tem impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos à população.

“A Esap, por exemplo, tem a função de formar profissionais para atuação na Atenção Primária no SUS. Tudo o que é feito na Escola, a residência em Medicina da Família e Comunidade, os cursos de especialização em Saúde Pública, tudo é direcionado, para que os alunos possam vivenciar o cenário do SUS e qualifiquem o atendimento que oferecem à população”, afirmou Ademarina.

Após a finalização das reuniões para elaboração do regimento da Conferência, o documento deverá ser apresentado à plenária do CMS/Manaus, na próxima Assembleia Ordinária, no dia 27 de março, para a aprovação dos conselheiros municipais de saúde e posterior publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura inicia período de transferência dos alunos da rede municipal de ensino 

Vilhena

Prefeitura inaugura CMEE Yumi Odani e reinaugura escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo

Paulo Apurina

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura ultrapassam 47 mil procedimentos realizados

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights