Os projetos a serem apoiados pela Fapeam no âmbito da Chamada Transnacional BiodivNBS terão prazo de vigência de 36 meses
Pesquisadores do Amazonas podem submeter até sexta-feira (10/11) propostas de excelência, inovadoras e criativas para a “Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023-2024: Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras (BiodivNBS)”. A chamada é oferecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Comissão Europeia e Rede Biodiversa+.
O programa tem o objetivo de apoiar diferentes projetos criativos de pesquisadores vinculados a instituições do Amazonas, com foco em tecnologia e inovação. A intenção é que os resultados apresentem um melhor entendimento dos pontos críticos e trade-offs, destacando quais as melhores soluções baseadas na conservação da natureza e transformações sociais.
Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-transnacional-conjunta-biodiversa-2023-2024-solucoes-baseadas-na-natureza-para-biodiversidade-bem-estar-humano-e-mudancas-transformadoras-biodivnbs-chama/
Os projetos devem estar de acordo com as seguintes linha temáticas: Sinergias e trade-offs de soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano; Soluções baseadas na natureza para mitigar as causas antropogênicas da perda de biodiversidade; e A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora.
A previsão é que até duas propostas sejam contempladas, com prazo de vigência de 36 meses. O investimento é de € 100.000 (cem mil euros), oriundos do orçamento da Fapeam, para despesas de capital, custeio e bolsas, sendo € 50.000 (cinquenta mil euros) por proposta aprovada.
Fonte: Secom
Foto: Divulgação