JUSTIÇA

Conselheira Yara Lins é a nova presidente do TCE-AM

A conselheira Yara Lins é a nova presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025. Ela foi eleita por maioria, com cinco dos sete votos, na sessão desta terça-feira (3).

Yara Lins já comandou o TCE no biênio 2018-2019 e foi a primeira mulher a presidir o Tribunal. Ela ingressou no TCE em 1975 como taquígrafa. Foi Auditora-Adjunta em 1989 e Auditora em 2002. Em 2014 foi nomeada conselheira, cargo que ocupa até hoje.

Na mesma sessão foram eleitos: o vice-presidente, conselheiro Fabian Barbosa, com cinco votos; o Corregedor, conselheiro Josué Cláudio Neto, também com cinco votos; o Ouvidor-Geral, conselheiro Mario de Mello, eleito por unanimidade, com sete votos; e o coordenador da Escola de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro que recebeu quatro votos, contra três obtidos pelo conselheiro Érico Desterro, atual presidente do TCE.

A posse dos eleitos está prevista para o dia 15 de dezembro.

A eleição ocorreu após mudanças na Lei Orgânica do TCE em trechos que tratam sobre o pleito interno. Entre as mudanças está a eleição para o cargo de coordenador da Escola de Contas, que antes era automaticamente ocupado pelo presidente em fim de gestão. Com a mudança, o cargo que seria de Érico Desterro será de Julio Pinheiro, eleito por maioria.

À imprensa, a conselheira Yara Lins disse a mudança na legislação fortaleceu a democracia e afirmou que pretende conduzir o TCE com o mesmo compromisso, seriedade e postura pacificadora da sua primeira gestão. “Estou voltando como a mesma pessoa de sempre, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do Tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o Tribunal faz para avançar cada vez mais”, afirmou. A gestão da conselheira também foi marcada pela valorização dos servidores e reestruturação do setor médico do TCE.

Os conselheiros Luis Fabian e Josué Cláudio afirmaram ser um privilégio fazer parte da administração da Corte de Contas. E o conselheiro Júlio Pinheiro, criador da Escola Públicas de Contas, comemorou a oportunidade de retornar ao comando da Escola.

Fonte: TCE-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Acordo em 2.º Grau do TJAM põe fim a processo de mais de 20 anos em Manaus

Paulo Apurina

Com apoio da DPE-AM, líder indígena de 71 anos conquista duas novas seções eleitorais para a Terra Indígena Andirá-Marau

Paulo Apurina

TCE-AM determina que ex-diretora da SAAE de Manacapuru devolva R$ 88,4 mil aos cofres públicos

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights