AMAZONAS BRASIL JUSTIÇA

Corregedor do TCE-AM assume Primeira Secretaria do IRB para o biênio 2026-2027


O conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Fabian Barbosa, passou a integrar oficialmente a diretoria do Instituto Rui Barbosa como primeiro secretário para o biênio 2026-2027.

A posse ocorreu nesta quarta-feira (25) em Brasília, durante solenidade, que marcou o início do novo ciclo institucional da entidade.

“O Instituto Rui Barbosa é um espaço de produção de conhecimento e de integração entre os Tribunais de Contas. Assumo essa missão com o compromisso de contribuir para o fortalecimento técnico e acadêmico do Sistema de Controle Externo”, afirmou o conselheiro.

Presidida pelo conselheiro Inaldo Araújo, do TCE da Bahia, a nova gestão assume com a missão de fortalecer os Tribunais de Contas e ampliar a produção de conhecimento aplicado à administração pública.

A eleição da diretoria foi homologada em 2 de dezembro de 2025, durante a Assembleia Geral do IRB realizada no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis.

A solenidade de hoje contou com a presença da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, além dos conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro, que prestigiaram o ato.

Educação como eixo permanente

À frente da Corregedoria do TCE-AM, Fabian Barbosa tem defendido uma atuação pautada no aprimoramento técnico, na capacitação e no estímulo ao desenvolvimento acadêmico no âmbito do controle externo.

A escolha para a Primeira Secretaria do IRB dialoga com essa trajetória voltada à formação, à pesquisa e ao fortalecimento institucional.

O IRB é responsável por fomentar estudos, pesquisas e capacitação técnica no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil, consolidando-se como braço acadêmico do sistema.

Texto: Adríssia Pinheiro
Fotos: Joel Arthus
DICOM TCE-AM


Postagens relacionadas

Escolas da rede municipal de ensino recebem mais de 234 toneladas de alimentos da agricultura familiar em 2025

Paulo Apurina

Banda Titãs se apresenta com show emocionante em último dia do ‘Manaus Passo a Paço 2024’

Paulo Apurina

Índice de aprovação do prefeito David Almeida segue em alta

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights