AMAZONAS JUSTIÇA POLÍCIA

DPE-AM alerta para golpes aplicados com o nome da instituição e reforça que todo atendimento realizado é gratuito

Nome e fotos de defensores estão sendo usados por pessoas mal-intencionadas para extorquir assistidos

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vem aceitando uma série de denúncias de assistências que são incluídas com supostas cobranças por processos em andamento junto à instituição. Toda cobrança do tipo é golpe, já que todos os atendimentos são gratuitos.

Uma das vítimas recebeu uma mensagem via WhatsApp em setembro do ano passado com informações pessoais, o número do processo aberto pela assistida com o DPE-AM e ainda um documento falso com a marca do Tribunal de Justiça do Amazonas. A mensagem era uma espécie de comunicado fraudulento que cobrava o valor de R$ 4.999,75 para que ela desse andamento na ação judicial. Ela pagou e, quando descobriu que era um golpe, registrou o caso na Delegacia Virtual do Amazonas.

Outro caso envolve ainda o uso da imagem de uma defensora pública e a cobrança de R$ 1.000,00. O assistido recebeu uma mensagem via WhatsApp, mas, dessa vez, de alguém que estava passando pela defensora responsável pelo processo dele na instituição.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, lamentou que o nome da Defensoria Pública esteja sendo usado com o objetivo de capacitar os assistidos e reforçar que não há nenhum tipo de cobrança para qualquer um dos procedimentos realizados pela instituição.

“Tomamos todas as medidas internas permitidas para minimizar o número de vítimas que acabam ocorrendo nesse tipo de golpe, mas, infelizmente, sempre somos abordados com mais e mais casos. Chegamos a reforçar os controles de segurança de dados, mas as informações obtidas pelas violações estão disponíveis de outras formas, facilmente acessíveis na internet. É importante que as pessoas desconfiem sempre se houver um contato estranho pelo celular e entrem em contato com as unidades da Defensoria em caso de dúvida”, disse o DPG.

A Defensoria Pública do Amazonas tem um número oficial para que a população entre em contato: 98559-1599 e o 129. Além disso, no site https://defensoria.am.def.br, na aba “Locais de Atendimento”, estão disponíveis todos os números usados pelas unidades ao longo do atendimento.

Texto: Thamires Clair

Foto: Marcus Bessa

Postagens relacionadas

Procon-AM reforça fiscalização após aumento do preço da gasolina e autua 10 postos de combustíveis

Paulo Apurina

Boate Kiss: STJ vai julgar em junho recurso contra anulação de júri

Vilhena

Em visita institucional à Aleam, ministro Luis Felipe Salomão estreita laços entre o Judiciário e o Legislativo amazonense*

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights