AMAZONAS JUSTIÇA

DPE-AM promove workshop para jornalistas como parte das comemorações do aniversário de 35 anos da instituição 

Evento, que tem como objetivo aprimorar o entendimento sobre a Defensoria Pública e o sistema de justiça, além de fortalecer a entre a instituição e os veículos de comunicação, segue até este sábado (22) e está com inscrições abertas para o 2º dia 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior (Esudpam) e da Diretoria de Comunicação (DECOM), realizou o primeiro dia do workshop “O Papel da Defensoria Pública e a Democratização da Justiça – um guia para jornalistas”. 

As atividades desta sexta-feira (21) atraíram jornalistas de diversos meios de comunicação de Manaus, que assistiram palestras com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, e com 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, que falou sobre “O processo penal e a atuação da Defensoria Pública”. 

O assunto inicial foi “A missão e atribuições da Defensoria Pública”. O defensor Rafael Barbosa fez um resgate do contexto em que a DPE-AM foi criada e como se desenvolveu até os dias de hoje. O tema foi escolhido para mostrar a relevância da instituição para a sociedade e ampliar o entendimento dos comunicadores sobre a instituição. 

“Para nós, o que a imprensa faz é muito importante, porque replica as nossas ações, informa os direitos que nós procuramos tutelar (…) Eu percebi desde o início da minha gestão que existe um interesse transformador da imprensa. Majoritariamente, os jornalistas acreditam que o Estado, como um todo, deve promover a transformação social, a dignidade da pessoa humana, possibilitando que o maior número de pessoas acesse esses direitos. Sabendo desse interesse, tê-los como parceiros é muito importante”, reforçou o DPG. 

Já a defensora Karoline Santos falou sobre “O processo penal e a atuação da Defensoria Pública”. Para a 1ª Subdefensora Geral, esse é um tema que gera muitas dúvidas e ruídos na comunicação, sendo necessário, então, esclarecer uma série de termos usados e desmistificar o assunto, principalmente, porque os jornalistas têm um papel fundamental para difundir os direitos dos cidadãos.  

“É preciso levar em consideração o número de analfabetos que nós temos, a quantidade de pessoas que não têm acesso à comunicação oficial, que não leem o Diário Oficial todos os dias, porque nem quem é do ramo do Direito faz isso. Então, muito menos as outras pessoas que têm suas outras obrigações (…) Por isso, é importante que haja esse reforço social à divulgação dessas normas, por meio da imprensa”, disse. 

O evento, que continua neste sábado, conta com inscrições gratuitas. Os interessados podem se inscrever através do link: http://bit.ly/4kFs7Sz. A atividade tem como objetivo aprimorar o entendimento sobre a Defensoria Pública e o sistema de justiça, além de fortalecer a entre a instituição e os veículos de comunicação. 

No segundo dia, as palestras serão ministradas pelo diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, com o tema “O sistema de justiça brasileiro”, e pelo defensor público Maurilio Casas Maia, que abordará “Os desafios da assistência jurídica ao cidadão”. 

Texto: Thamires Clair  

Fotos: Brayan Riker/ DPE-AM

Postagens relacionadas

Prefeitura entrega escola totalmente reformada na zona Rural da cidade

Paulo Apurina

TCE-AM aprecia 267 processos nesta terça-feira (28)

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus monta esquema especial de serviços para primeiro turno das Eleições 2024

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights