AMAZONAS JUSTIÇA

Em atenção às questões ambientais, presidente do TCE-AM visita Central de Monitoramento Ambiental do Ipaam

Para discutir as questões ambientais e o papel dos órgãos de controle, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, visitou, nesta segunda-feira (18),  o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). 

Além do presidente do TCE-AM, Érico Desterro, também participaram da visita o procurador de contas do Ministério Público (MPC), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, e o secretário de Controle Externo do TCE-AM, Jorge Guedes Lobo. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, pelo gerente de geoprocessamento do órgão, José Luiz, e pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Viemos conhecer melhor o Centro de Monitoramento e as funcionalidades. Acompanhamos de perto este trabalho ambiental, sobretudo em conjunto com o Ministério Público de Contas, para observar em quais aspectos o Amazonas pode melhorar no combate ao desmatamento”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro. 

O procurador de contas Ruy Marcelo destacou a necessidade de dar continuidade aos projetos integrados entre os órgãos para auxiliar no combate ao desmatamento.

“Esse é um processo que não se esgota em um único ato, mas, hoje, o TCE e o Ministério Público comparecem para reiterar suas funções institucionais em relação à sustentabilidade em nosso estado, para que possamos ter uma sociedade mais justa e digna. Ainda não é o fim, mas um trabalho a progredir em prol da sustentabilidade”, frisou o procurador Ruy Marcelo A. de Mendonça.

Durante a reunião os gestores do Ipaam puderam apresentar a operacionalização do monitoramento ambiental remoto feito pelo órgão, como os procedimentos adotados, recursos tecnológicos utilizados e resultados obtidos.

“Essa visita foi extremamente importante. Foi a primeira vez que um presidente do Tribunal visita nossa Central. O Estado tem se preparado para monitorar desmatamentos e queimadas, em especial com diálogo com o Ministério Público de Contas, que nos auxilia com críticas e melhores para aumentarmos a eficiência do trabalho estadual”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira. 

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou a necessidade de mostrar e explicar à Corte de Contas a operacionalidade dos monitoramentos realizados pelo órgão.

“Considero até uma ‘prestação de contas’ ao Tribunal, que precisa saber como o recurso público está sendo utilizado, se está de modo adequado, eficaz ao poder público. A vinda do presidente do Tribunal e os representantes é uma oportunidade de apresentar nossos esforços em prol de uma gestão ambiental eficaz, apontou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.


Texto: Lucas Silva 

Foto: Ana Cláudia Jatahy

Postagens relacionadas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas promove capacitação de práticas agrícolas para produção de abacaxi

Vilhena

Defensoria Pública do Amazonas celebra 10 anos da tese amazonense “Custos Vulnerabilis”

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights