AMAZONAS

Em Tabatinga, Idam reforça apoio a produtores rurais indígenas

Os serviços realizados pelo Idam foram destaque durante a 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, Eware II e Feijoal

A assistência técnica e extensão rural (Ater) aos povos originários foi destaque na 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, Eware II e Feijoal, que aconteceu em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), de 25 a 28 de fevereiro. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reforçou a importância dos produtores rurais indígenas ao setor primário, assim como da regularização desses trabalhadores para atividades ligadas ao segmento.

Por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tabatinga, no evento, que reuniu mais de 300 representantes de comunidades indígenas, o instituto abordou a importância da regularização dos produtores rurais indígenas e os meios pelos quais ocorrem a obtenção de documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP). “Também destacamos as políticas públicas, as quais o público pode ter acesso se estiver com a documentação em dia”, pontuou o gerente da UnLoc, Edison Franco.

Outro tema em destaque foi o crédito rural. “Pontuamos que os produtores rurais indígenas podem ter acesso ao crédito rural e citamos os exemplos de como o recurso pode ser aplicado na aquisição de equipamentos, implementos agrícolas e, ainda, em capital de giro”, destacou.

Foram debatidas, também, soluções para o manejo de lagos e o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Avicultura
“Foi apresentado o resultado do Projeto de Avicultura de Corte, realizado em parceria com a ordem dos Freis Capuchinhos, que contempla 10 famílias com um plantel de 100 bicos e com capacitação envolvendo todo o manejo, desde a criação até a venda. Essas iniciativas buscam fortalecer a economia local e melhorar as condições de vida das comunidades indígenas no Alto Solimões”, concluiu o gerente.

Fonte: Idam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Roberto Cidade comanda votação que autoriza contratação de profissionais da enfermagem e moção de repúdio à ministra do Meio Ambiente

Jamil Maciel

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza primeira votação de 2022

Paulo Apurina

Presidente da Aleam, Roberto Cidade recebe PPA do titular da Sedecti, secretário Serafim Corrêa

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights