AMAZONAS POLÍTICA

Em viagem à China, Wilson Lima busca atrair e ampliar investimentos para o Amazonas

Atualmente, o Polo Industrial de Manaus possui nove empresas de origem ou que contam com investimento chinês e que geram mais de 5 mil empregos diretos

O governador Wilson Lima cumpre agenda na China, a partir desta quarta-feira (10/01), com o objetivo de ampliar os investimentos de origem asiática no Polo Industrial do estado, que hoje conta com nove empresas chinesas ou que contam com investimentos de companhias do país asiático e geram mais de cinco mil empregos no Amazonas.

Entre os compromissos do governador no país, estão encontros com investidores, dirigentes da fabricante de veículos elétricos BYD e da multinacional chinesa de eletrônicos TCL, incluindo visita às linhas de produção na cidade de Shenzhen.

Nesta quarta-feira, o governador do Amazonas participou do “Brazil China Meeting”, um evento realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – e pelos jornais Valor Econômico e O Globo, que reúne as principais lideranças e investidores dos dois países.

Durante o evento, Wilson Lima apresentou programas de desenvolvimento sustentável realizados pelo Governo do Amazonas e destacou a importância do Polo Industrial de Manaus, onde nove empresas chinesas ou que contam com investimento chinês estão instaladas atualmente, gerando aproximadamente 5,2 mil empregos diretos.

“A China é um investidor importante, principalmente no estado do Amazonas. Nós temos nove empresas chinesas que estão instaladas no nosso Polo Industrial, que geram renda, que geram oportunidades e que desse encontro aqui a gente possa levar alguns compromissos. Algumas empresas mencionaram a questão da preservação e mencionaram especificamente o estado do Amazonas. Então, estou muito otimista com o resultado dessa agenda na China”, destacou o governador Wilson Lima.

Empresas chinesas no PIM

A presença de empresas chinesas na Zona Franca de Manaus vem desde a década de 1970 e cresce a cada década. Entre elas, estão Gree, TPV, Wasion, Todaytec, Nansen, I-Sheng, Hikvision, Futura e Semp TCL, voltados a produção em segmento como o de eletroeletrônicos (ar-condicionado, televisores, câmeras de circuito de segurança, placas, fios e cabos e outros).

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que monitora a movimentação na Zona Franca, a empresa chinesa do setor fotovoltaico Livoltek está em processo de implantação após ter o projeto aprovado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Nela são produzidos itens do segmento de energia solar e a previsão é gerar mais de 400 novos empregos.

Oportunidades

Tanto nas reuniões com investidores quanto no encontro promovido pelo Lide, que seguem até o fim da semana, o governador Wilson Lima destaca oportunidades de investimentos no Amazonas.

Nos encontros o governador também vai apresentar programas de sustentabilidade realizados pelo Governo do Amazonas, como o Guardiões da Floresta, que beneficia mais de 8,2 mil famílias de Unidades de Conservação; o Escola da Floresta, que une educação, sustentabilidade e tecnologia; o Água Boa, que leva água potável para comunidades do interior sem acesso à água tratada; e o Fundo Amazonas 2030, com a oferta de crédito de carbono para alcançar o desmatamento líquido zero em seis anos.

Brazil China Meeting

O encontro reúne cerca de 100 participantes, entre presidentes de grandes empresas, CEOs, investidores e conferencistas da China e do Brasil, marcando o início das comemorações dos 50 anos das relações bilaterais entre os dois países.

Durante o evento, acontecem discussões sobre as relações econômicas e comerciais e os investimentos nos setores de energias renováveis, tecnologia, indústria automobilística, mobilidade, infraestrutura, agronegócio e ESG (práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa).

A programação do evento conta com sete painéis temáticos nos quais serão tratados temas ligados ao agronegócio, mineração e commodities, tecnologia, indústria automobilística e autopeças, infraestrutura e mobilidade, energias renováveis e investimentos no Brasil.

Fonte: Secom

Foto: Diego Peres

wilsonlimanachina #economia #amazonas

Postagens relacionadas

Suframa abre licitação para concessão de 244 terrenos no Distrito Agropecuário

Paulo Apurina

Wilson Lima diz que transplante renal inédito na rede pública estadual traz novas perspectivas para pacientes

Paulo Apurina

Projeto de Caio André, que proíbe instalação de medidores aéreos, recebe parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da CMM

Vilhena
Verified by MonsterInsights