SAÚDE

Equipes da Prefeitura realizam ações de prevenção a ISTs durante desfiles de Carnaval no Sambódromo

Reforçando os cuidados com a saúde sexual durante a folia momesca, a Prefeitura de Manaus vai realizar ações de sensibilização para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre foliões e espectadores dos desfiles das escolas de samba da capital, na sexta-feira e no sábado, 2 e 3/2. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão conduzir a atividade nas duas noites, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no bairro Flores, zona Centro-Sul.

Nas ações, conduzidas pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, equipes de saúde da pasta vão distribuir preservativos internos e externos e gel lubrificante ao público dos desfiles, além de orientações e material educativo sobre os métodos preventivos e a saúde sexual.

A previsão é que sejam distribuídos 70 mil preservativos externos e 2 mil internos, 20 mil embalagens de gel lubrificante e 5 mil ventarolas educativas em cada dia da programação. Participam das ações 66 servidores da Semsa, do Controle de HIV/Aids e demais núcleos que compõem a Gerência de Vigilância Epidemiológica, e dos Distritos de Saúde da secretaria, sendo 32 na sexta-feira e 34 no sábado.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Antônia Thayná Silva, assinala que a Semsa tradicionalmente realiza ações de educação em saúde no período do Carnaval, incentivando a população a festejar com segurança, sem deixar o cuidado com a saúde sexual de lado. “É um momento oportuno para sensibilizar a população para se prevenir, visto que nesse período, segundo o Ministério da Saúde, as pessoas tendem a ter maior exposição às ISTs”, afirma.

Segundo Thayná, as abordagens nas ações de saúde durante a época de folia são mais descontraídas, dado que o período é mais propício para a vivência sexual dos brincantes. “As equipes de servidores participantes das ações são bem integradas e realizam a orientação livre de preconceitos para todos os públicos e gêneros”.

No trabalho de sensibilização do público, aponta Thayná, as equipes da Semsa buscam destacar as estratégias da Prevenção Combinada, que associa diferentes formas de prevenção do HIV e de ISTs, a exemplo do uso de preservativos e da testagem regular, em uma perspectiva voltada à saúde integral das pessoas.

“Em Manaus, temos visto um aumento na incidência de ISTs e do HIV e um baixo conhecimento sobre as novas formas de prevenção, especialmente a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para acabar com a epidemia do HIV”, relata Thayná.

Testes rápidos

Além dos preservativos, os foliões terão ainda acesso a testes rápidos para HIV, ofertados pelas equipes da Semsa em uma barraca inflável logo na entrada do Sambódromo, no lado direito. A testagem indica a presença ou não de anticorpos na saliva do usuário, coletada por meio de uma haste de algodão da parte interna das bochechas.

Os usuários com resultado positivo são acolhidos e orientados por um médico infectologista da Semsa, sendo direcionados a buscar uma das unidades de saúde da rede pública que ofertam assistência a pessoas com HIV. Aproximadamente 1.200 kits de autoteste serão disponibilizados durante as ações de saúde no Sambódromo.

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Novo Centro Municipal de Testagem é vistoriado pelo prefeito David Almeida

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus inicia programa para identificação de casos suspeitos de hanseníase nas escolas

Jamil Maciel

Governo do Amazonas prorroga prazo de prestação de contas dos beneficiados do Bolsa Esporte Estadual 2023

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights