A solução dessa guerra entre direita x esquerda precisa vir da politica, do Congresso Nacional, e Lula e o STF precisam respeitar as decisões politicas que venham pacificar o País pois na democracia quem manda é a maioria
Chefe do Poder executivo mesmo caindo nas pesquisas e com a economia brasileira em estado crítico prefere jogar gasolina na fogueira do que buscar uma solução pacifica para a briga entre radicais de esquerda e de direita
“A Arrogância Precede a Ruína”, definiu o Rei Salomão que é reonhecido como o homem mais sábio de todos os tempos na historia da humanidade.
Fui o primeiro a criticar Lula, em 2013 durante o Fórum Mundial do Direitos Humanos, quando ele estava no auge de sua popularidade mas quando ele estava sob ataque da mídia, da Polícia e da Justiça eu defendi os seus direitos constitucionais.
O STF errou com Lula colocando-o na prisão após condenação em segunda instancia.
Lembrando que Lula não foi inocentando mas seu processo foi anulado por erro de jurisdição (principio do juiz natural).
Tenho minhas críticas ao ex presidente Jair Bolsonaro mas isso não me da o direito de não defendê-lo e a plenitude de seus direitos (ampla defesa, contaditório e devido processo legal).
Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal causam insegurança politica, jurídica e conomica ao tomar pra si os processos do ‘8 de Janeiro” uma vez que alteraram o regimento interno para recepcionar esses réus.
A corte errou da mesma forma no inquerito das fakes news quando esntendeu as dependencias do STF para a internet.
O STF precisa voltar para suas atribuições que é o controle de constitucionalide e não recepcionar processos de que não tem fórum privilegiado.
Imagino que os ministros são seres humanos e com certeza sentem emoções mas precisam enquanto pessoas públicas diferenciar o certo do errado, o público do privado, a razão da emoção, pois a Nação e a legalidade devem esta sempre em primeiro lugar.
Não prego anistia ou perdão mas a legalidade nas ações para punir com severidade dentro dos procedimentos corretos e legais.
Fato é que todos os processos e acordos de não persecussão penal sobre o dia 8 de Janeiro são nulos porque assim definem a jurisdição no artigo 109, IV, da Constituição Federal de 1988 e o artigo 28-A Código de Processo Penal que trata sobre Acordo de Não Persecussão Penal.
Como o crime de Golpe de Estado e/ou Tetantativa Golpe se configura com o uso da violência ou grave ameaça com pena superior a 4 anos logo NÃO pode celebrar acordo de não persecussão penal.
Jurisdição: Fórum competente para julgar Bolsonaro e todos os envolvidos no caso do 8 de Janeiro é a 1ª instancia da Justiça Federal e não o STF pois nunca houve julgamento no Brasil sobre o tema Golpe de Estado ou Tentativa de Golpe de Estado.
Em minha opinião Golpe ou Tentativa de Golpe é crime sim mas deve e tem que ser julgado na jurisdição correta e as penas tem que ser justas.
As acusações são graves e precisam ser ivestigadas e punidas mas não pelo STF aonde 6 ministros daquela corte estão sob suspeição por ser amigos, inimigos ou vitimas.
Você ja parou para pensa por que todas os grandes casos midíaticos abrem brechas para a ‘Nulidade Absoluta’?
A solução dessa guerra entre direita x esquerda precisa vir da politica, do Congresso Nacional, e Lula e o STF precisam respeitar as decisões politicas que venham pacificar o País pois na democracia quem manda é a maioria.
Por outro lado Bolsonaro anda seguro demais por esta em primeiro lugar nas pesquisas para presidente a continuar assim faltamente irá definir o rumo da eleição presidencial em 2026.
Lula ao continuar radicalizando vai perder mais e mais votos.
As pessoas que não são ligadas a ideologia A ou B ficam observando o tempo todo a todas as atitudes e desejam a pacificação.
A sociedade brasileira quer a volta da boa politica, dos grandes politicos, das soluções para o bem de todos os brasileiros.
Por Paulo Apurinã
Indígena, Gestor Público, Perito, graduando em Direito e Diretor Presidente do site Amazonas Pix possuidor das credenciais de Jornalista no Supremo Tribunal Federal, Senado Federal e Palácio do Planalto.
Saiba mais:
Bolsonaro ‘NÃO SERÁ’ anistiado, garantem ministros do STF
EXCLUSIVO: Para Lula perdão, graça e anistia só serve para ele mesmo
Bolsonaro lidera as pesquisas para presidente em 2026
O processo de Bolsonaro no STF é politico ou jurídico?
A ‘NULIDADE ABSOLUTA’ do STF no processo contra Bolsonaro