AMAZONAS

Fapeam e Iniciativa Amazônia+ 10 promovem workshop sobre a Chamada Expedições Científicas

Evento busca esclarecer dúvidas sobre o edital e ocorrerá na próxima quinta-feira (21/03), com transmissão no YouTube da Fapeam

Pesquisadores interessados em concorrer à chamada da Iniciativa Amazônia + 10-Expedições Científica, que recebe propostas até dia 29 de abril, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao edital durante o workshop promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento ocorrerá na quinta-feira (21/03), a partir das 8h30, com transmissão no Canal do YouTube da Fapeam em: https://www.youtube.com/@fapeamamazonas. A Chamada tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica colaborativa e o desenvolvimento tecnológico na Amazônia Legal, com foco na melhor compreensão das interações natureza-sociedade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

O Workshop também contará com quatro painéis distribuídos nos seguintes temas: Melhores Práticas em Expedições Científicas; Participação e protagonismo indígena e de comunidades tradicionais na pesquisa; Diretrizes éticas e regulatórias para realização de expedições científicas e Tecnologias emergentes em biodiversidade e integração de dados para pesquisa na Amazônia. As atividades terão como mediadores e painelistas representantes de instituições regionais, nacionais e internacionais.

Confira a programação completa em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Programacao-2.pdf

Sobre a chamada

Aproximadamente R$ 95 milhões estão sendo investidos na Chamada da Iniciativa Amazônia +10 Expedições Científicas, que tem como objetivo financiar pesquisas voltadas para a expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade em áreas pouco exploradas da maior floresta tropical do mundo.

A Iniciativa é liderada pelo Confap e Consecti, em parceria com o CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Para esta chamada, a Fapeam também participa com investimentos de R$ 2 milhões. Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0022024/

Apoio

O evento conta com o apoio do XPRIZE Rainforest – Florestas Tropicais, uma premiação internacional realizada pelo XPRIZE e financiado pelo Alana, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias de mapeamento da biodiversidade de florestas tropicais, cuja final acontece este ano na floresta amazônica do Brasil.

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

UBS Fluvial de Coari parte para sua segunda viagem após ser revitalizada pela gestão do prefeito Keitton Pinheiro

Vilhena

PL de Roberto Cidade estabelece protocolo de proteção ao consumidor em casos de pagamentos em duplicidade

Jamil Maciel

Em Manaus, projeto do deputado Roberto Cidade promove 1,2 mil atendimentos no bairro da Compensa

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights