SAÚDE

FCecon realiza avaliações parciais de projetos de iniciação científica

Ao todo, foram apresentados 65 projetos relacionados à área da Oncologia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), encerrou, na quinta-feira (29/02), as apresentações parciais do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) – edição 2023-2024. As defesas tiveram início na terça-feira (27/02), por meio de plataforma virtual.

Foram apresentados os resultados parciais de 65 projetos de iniciação científica, os quais foram defendidos por estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas de Manaus. As bancas contaram com a presença de pesquisadores avaliadores mestres e doutores externos e da unidade hospitalar.

O Paic é um programa de iniciação científica vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Na FCecon, as pesquisas abordam temas relacionados à Oncologia, por exemplo, sobre os cânceres de mama, de colo do útero, de cólon e reto, de próstata, além de projetos voltados para a melhoria da assistência de pacientes atendidos pela unidade hospitalar.

Avaliações parciais

Conforme a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria do Carmo Martins, o programa tem a duração de 12 meses, sendo que nos seis primeiros os projetos são avaliados quanto a possíveis mudanças para melhorias no andamento da pesquisa, na apresentação oral e nos trabalhos escritos.

“Queremos contribuir com o crescimento e a qualidade dos trabalhos científicos e, assim, permitir que os estudantes tenham resultados exitosos nas pesquisas. Trabalhos bem elaborados, com aplicação correta do método científico, são aceitos para publicação em revistas científicas nacionais conceituadas”, pontua Martins.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cecon

Foto: Ludmila Dias

Postagens relacionadas

FCecon participa de projeto nacional que avalia a autocoleta para prevenção do câncer de colo uterino

Jamil Maciel

Saúde divulga orientações para comprovar vacinação contra covid-19

Paulo Apurina

Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights