EDUCAÇÃO

Fórum de Educação promove Conferência Estadual Extraordinária a partir desta quinta-feira

O encontro busca discutir as políticas públicas para a educação para os próximos 10 anos

Com o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humanos, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na zona sul, sediará de 23 a 25 de novembro, a partir das 8h30, a Conferência Estadual Extraordinária de Educação do Amazonas, promovida pelo Fórum Estadual de Educação, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O encontro busca discutir, junto a representantes de diversos movimentos, sociedade civil e órgãos educacionais, as políticas públicas para a educação para os próximos dez anos. Durante os três dias de atividades, os participantes discutirão os seis eixos temáticos que norteiam a formulação das políticas públicas para a educação, uma vez que são discutidas as políticas públicas do dia a dia.

Os eixos são divididos em: Plano Nacional de Educação (PNE); acesso, permanência e conclusão; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática e educação de qualidade; valorização de profissionais da educação; financiamento público da educação e educação comprometida com a justiça social.

De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação do Amazonas, Nilton Teixeira, a conferência é um momento essencial e desafiador para a construção do documento nacional, que vai pensar a educação do Amazonas pela próxima década.

“Nosso maior objetivo é que este documento tenha a cara da Amazônia: diversificada, profunda, que possui particularidades. Buscamos garantir a entrada, a permanência e a conclusão deste aluno no processo escolar”, disse o professor.

Plano Nacional de Educação

Os temas buscam a construção de propostas que proporcionem qualidade social à educação brasileira que serão inseridas no futuro PNE, como também para os Planos Municipais e Estaduais de Educação. Ao fim da conferência, será realizada a eleição dos delegados para a Etapa Nacional da Conferência de Educação, que será realizada em janeiro de 2024, em Brasília.

Fonte: Seduc

Foto: Eduardo Cavalcante

Postagens relacionadas

Campanha Quanto Antes Melhor alerta para prevenção ao câncer de mama

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida nomeia mais 400 aprovados no cadastro reserva para atuarem nas escolas municipais

Paulo Apurina

Prefeitura realiza fase classificatória de jogos das Municipíadas em escolas rurais

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights