AMAZONAS POLÍTICA SAÚDE

Governador em exercício, Roberto Cidade, vistoria obra de revitalização do Caic Edson Melo na zona leste de Manaus

Com a ampliação da unidade, a expectativa é aumentar o número de atendimentos para o público infantil de 0 a 14 anos

O governador em exercício, deputado estadual Roberto Cidade, vistoriou, nesta quinta-feira (11/01), a obra de revitalização realizada pelo Governo do Amazonas no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, localizado na alameda Cosme Ferreira, bairro Zumbi, zona leste de Manaus.

Segundo Roberto Cidade, o objetivo da visita foi verificar o trabalho feito na estrutura da unidade, que está concluída e que, agora, aguarda a instalação dos mobiliários e equipamentos de saúde para entrar em funcionamento nos próximos meses.

“Esse Caic vai dar toda a estrutura necessária para mais de 150 crianças, todos os dias, aqui na zona leste. Isso é um avanço e eu fico muito otimista com o Governo do Estado do Amazonas, que o governador Wilson Lima, com certeza, é muito sensível com essa causa e a partir deste ano vai fazer outras entregas”, destacou o governador em exercício.

Na ocasião, Cidade – que preside a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – esteve acompanhado dos também deputados estaduais Alessandra Campêlo, Débora Menezes, Dr. Gomes e Wanderley Monteiro, além do vereador Allan Campelo, e dos secretários estaduais Anoar Samad (Saúde) e Carlos Henrique Lima (Infraestrutura).

Com a revitalização, a unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai ampliar a média de atendimento, passando a contar com mais um especialista em psicologia, totalizando cinco consultórios pediátricos, e terá capacidade para atender em média 150 pacientes por dia, passando de 640 consultas semanais para 750.

“Importante saber que tem mais de 40 anos que algumas unidades jamais tinham sofrido qualquer reforma, qualquer revitalização. O governador Wilson Lima lançou o projeto Revitaliza+, já tem um ano e meio, e várias unidades já foram revitalizadas”, afirmou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

A obra realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) teve investimento de R$ 1,3 milhão, com melhorias diversas incluindo novas salas, que vão possibilitar a consequente ampliação nos serviços e especialidades ofertados à população.

“É uma reconstrução de um Caic, é uma revitalização profunda onde, desde a instalação elétrica que é uma grande causa de incêndio, nós mudamos praticamente tudo do Caic, com o aumento evidentemente de uma infraestrutura hospitalar”, ressaltou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique.

O Caic Edson Melo estava desde 2016 sem oferecer atendimentos psicológicos. A partir da entrega, a unidade passará a contar com um especialista para atender ao público dessa demanda na unidade, realizando aproximadamente 25 atendimentos por semana.

Atualmente, a rede estadual de saúde conta com 11 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), sendo cinco Caics+ especialidades, que atendem o público até 18 anos, e 6 Caics tradicionais, que atendem até 14 anos.

Revitalização do Caic

Foram realizados serviços de pintura geral do prédio, troca e revitalização dos pisos, troca de esquadrias, revisão das instalações elétricas, hídricas e sanitárias, salas dos consultórios médicos, recepção, área de espera, bem como a cobertura e o estacionamento do Caic Dr. Edson Melo.

Na área externa, foram feitas melhorias na iluminação, substituição do telhado e da pavimentação, facilitando o acesso ao estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, recuperação das calçadas, implantação de canaletas de drenagem pluvial, troca de revestimento cerâmico, demarcação de vagas do estacionamento, recuperação dos muros, entre outros.

Na área interna, foi implementado um novo posto de atendimento, exclusivamente para pacientes que precisam inserir suas solicitações no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Além disso, a ampliação de mais uma sala para realizar o teste do pezinho, almoxarifado para medicamentos, banheiro acessível para a pessoa com deficiência e mais uma sala para consultório pediátrico.

Outras unidades

A revitalização contempla ainda outras cinco unidades, entre elas o Caic Dr. José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada 2 e o Caic Alexandre Montoril, em Petrópolis, ambos concluídos. Em reta final de execução estão o Caic Moura Tapajós, no bairro Galileia 2 (96% de avanço); o Caic Gilson Moreira, no Mundo Novo (93% de avanço); e o Caic José Contente, no bairro Jorge Teixeira (90% de avanço).

O Governo do Estado concluiu em Manaus, nos anos 2021 e 2022, a reforma de cinco Caics. A unidade Maria Helena, no bairro Novo Israel; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado; Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10; a unidade Ana Braga, no bairro São José; e o Caic Alberto Carreira, no bairro Compensa.

O projeto de reforma dos Caics é de atribuição da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, e o recurso proveniente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), contemplando a reforma de todos os espaços. O investimento total na revitalização dos 11 Caics é de R$ 10,2 milhões, sendo três a inaugurar, três em andamento e cinco concluídas.

Fonte: Secom

Foto: Alex Pazzuello

Postagens relacionadas

Em reunião com a Fundação Carlos Chagas, DPE-AM planeja novos concursos públicos

Paulo Apurina

Wilson Lima destaca projetos para elevar qualidade da educação no Amazonas

Jamil Maciel

Segunda Câmara Cível condena empresa de ônibus e seguradora a indenizarem pedestre atropelada na calçada

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights