EDUCAÇÃO

Governo do Amazonas abre ano letivo para mais de 40 mil alunos do Cetam e destaca avanço na qualificação para novos mercados

A abertura foi realizada no Instituto Benjamin Constant, unidade que oferta cursos na área de tecnologia, inovação e indústria 4.0

O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (11/03), a abertura do ano letivo dos cursos de Qualificação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), nas modalidades presencial em Manaus e Ensino a Distância (EaD). A cerimônia aconteceu no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro, zona sul de Manaus, unidade voltada a cursos na área da informática, tecnologia e inovação, indústria 4.0 e atividades de cultura maker.

Neste ano, a oferta saltou de quase nove mil vagas no início de 2023 para 40,2 mil, um aumento de aproximadamente 350%. Do total, 25 mil alunos são da modalidade EaD e 15,2 mil presencial na capital, que começam os estudos divididos em 164 cursos.

Segundo o governador, além do aumento expressivo ser resultado da ampliação e reforma de unidades do Cetam, o Governo do Amazonas está atento às demandas do mercado e preparando mão de obra qualificada para diversas áreas, como estética, indústria 4.0, gastronomia, gestão e negócios, saúde e educação, entre outros.

“A gente vive um momento em que o mundo avança com uma rapidez muito impressionante e é necessário que os alunos, principalmente aqueles do Ensino Médio, estejam conectados com essas novas tecnologias e novas mudança. Esse é um menino que vai sair da escola e já vai encarar o mercado de trabalho. Então, é uma entrega importante aqui no Instituto Benjamim Constant“, destacou Wilson Lima.

No último edital para aulas presenciais, o Cetam ofertou vagas para seis cursos novos: Agente de Alimentação Escolar; Arduíno Básico (plataforma de prototipagem eletrônica); Gestão de Salão de Beleza e Clínicas de Estética; Mediador Escolar; Técnicas de Manufatura Aditiva; e Terapia ABA para o Autismo.

“O Cetam está fazendo um novo diagnóstico, como o governador acabou de falar, para que a gente possa realmente transformar a vida desses alunos. Nós estamos preocupados com o que o mercado precisa e o que a gente vai ofertar. Então, estamos procurando o empresário para saber aquilo que ele precisa no Distrito Industrial e estamos procurando dentro das comunidades o que os alunos necessitam para ter uma qualificação melhor”, explicou o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.

Estrutura

Para garantir ensino de qualidade, o Instituto Benjamin Constant (IBC) possui um parque de informática com nove laboratórios e mais de 200 computadores. Entre os laboratórios estão os voltados para a Indústria 4.0, que possuem equipamentos de última geração encontrados somente em instituições de nível superior e empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O IBC atua no Eixo Tecnológico da Informação e Comunicação e oferta cursos como: Informática Básica e Avançada, Manutenção de Computadores, Redes, Computação Gráfica, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em TI, Programação de Jogos Digitais, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção em Notebook, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Java entre outros.

“É uma estrutura que poucos lugares têm em equipamentos de tecnologia, que são de última geração. Com esses cursos que o governador tem investido, disponibilizando recursos, os alunos têm uma formação boa e, com essa formação, eles são capazes de atuar em qualquer área”, disse Ian Pimentel, 30, que faz o curso técnico em eletrônica por já atuar na área e para avançar na carreia.

O Cetam também tem cursos novos na unidade como: Desenvolvimento em Aplicativos Web e Mobile; Inteligência Artificial; e Computação em Nuvem, escolhidos pela grande necessidade de profissionais qualificados nesses setores no Amazonas. A proposta é trazer, cada vez mais, as novas tendências de formação em tecnologia para o estado.

Balanço

Desde 2019 até fevereiro deste ano, a gestão Wilson Lima já ofertou um total de 856 mil vagas para cursos técnicos e profissionalizantes nas unidades do Cetam em todo o estado. Somente em 2023, foram mais 200 mil vagas.

O Cetam também implementou laboratórios voltados para a expansão da Indústria 4.0 e projetos inovadores, os quais têm impulsionado a educação profissional no Amazonas. No total, a instituição tem um catálogo com 540 cursos em diversas áreas, distribuídos nas escolas próprias e nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso.

Em sua primeira gestão, o governador Wilson Lima inaugurou três novas escolas do Cetam. A unidade do Galileia, primeira escola na zona norte de Manaus, com capacidade para atender 9 mil alunos por ano.

No Alto Solimões, no município de Benjamin Constant, a nova unidade atende, anualmente, cerca de 1,2 mil alunos da região. O Centro Cultural Aníbal Beça, que foi revitalizado e passou a ser sede da primeira unidade do Cetam da zona leste da capital, com a estrutura completamente renovada, tem capacidade de atendimento de 5,4 mil alunos todos os anos.

A quarta entrega ocorreu em 2023, com a inauguração da escola de gastronomia, no centro de Manaus. A nova unidade atende cerca de 540 alunos (1.350 alunos por ano), divididos nos cursos técnicos de Panificação, Gastronomia e Confeitaria. O governador também renovou o parque de informática do Cetam, dando prioridade aos municípios do interior, democratizando o ensino técnico em todo o Amazonas.

Cetam Silves

Com o termo de cooperação técnica firmado em outubro de 2023, entre Governo do Amazonas e Eneva, Silves terá uma Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A obra é realizada pela empresa, como uma contrapartida social, na Escola Estadual Agobar Garcia e já conta com mais de 50 pessoas de Silves contratadas para trabalhar na obra, que tem investimento superior a R$ 7 milhões e previsão de conclusão no final de maio.

Fonte: Secom

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas lidera reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus prorroga inscrições do PSS da Semed

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus inaugura creche municipal Severo Câmara no residencial Viver Melhor 3

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights