MEIO AMBIENTE

Idam garante R$ 1 milhão para logística de unidades locais e postos avançados

Fruto de convênio com o MDA, o recurso será aplicado na aquisição de motocicletas, que serão utilizadas para facilitar o atendimento do instituto a produtores rurais amazonenses

Mais de R$ 1 milhão serão investidos na aquisição de 40 motocicletas para as Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O recurso é fruto de convênio firmado entre o instituto e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o objetivo de facilitar a logística para o atendimento a produtores rurais amazonenses.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o aparelhamento das UnLocs e postos avançados fortalecerá as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em todo estado, pois os extensionistas terão mais facilidade no deslocamento para as comunidades e propriedades rurais longínquas ou de difícil acesso.

“Alcançamos, atualmente, mais de 55 mil agricultores familiares, entre eles, pescadores, extrativistas, ribeirinhos, indígenas e outros. Este incremento em infraestrutura vai proporcionar um crescimento no número de assistidos, bem como a melhoria na qualidade do atendimento oferecido pelo Idam, além da economia de combustível e de manutenção dos veículos”, destacou o diretor-presidente.

Após a assinatura do convênio pelos órgãos, realizado neste início de ano, será iniciado a abertura do processo licitatório, por meio de pregão eletrônico, para aquisição das motocicletas do tipo off-road (cross) e, posteriormente, aprovação pelo MDA para liberação do recurso.

“O Ministério do Desenvolvimento Agrário sempre foi um grande parceiro do Idam, uma vez que esta autarquia já executou inúmeros convênios, chamadas públicas junto à concedente. E este novo convênio, formalizado para aquisição de motocicletas, reforça ainda mais esta parceria, fortalecendo as atividades de Ater”, ressaltou a gerente de Convênios do Idam, Danielle Fernandes Almeida.

Os municípios que serão beneficiados são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Canutama, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Manaus, Matupi, Novo Aripuanã, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucurituba, Manacapuru (Vila Rica de Caviana), Canutama (Vila de Açuanópolis), Humaitá (Distrito de Realidade), Autazes (Vila de Monte Sinai), Itacoatiara (Vila de Lindóia), Parintins (Vila de Caburi) e Apuí (Vila Sucunduri).

Fonte: Idam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus promove ação de educação para o trânsito no Dia do Motorista

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida vistoria ações da gestão municipal e destaca transformação em diversas zonas da cidade

Jamil Maciel

Prefeito reforça ações preventivas no combate às queimadas e adia Maratona de Manaus

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights