AMAZONAS MEIO AMBIENTE

Idam reforça intermediação para a obtenção de licença ambiental o Amazonas

Parceiro de órgãos de proteção ao meio ambiente, o instituto auxilia o produtor rural a obter licenças como a LAU

Órgão de assistência técnica e extensão rural (Ater) em território amazonense, o Instituto Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) também tem atuado no auxílio necessário ao produtor rural em relação à obtenção da Licença Ambiental Única (LAU). O documento é a comprovação de que o trabalhador atua de acordo com as leis ambientais, conforme determinação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A LAU é um documento emitido pelo Ipaam, mas o Idam está à disposição do produtor rural para ajudá-lo a obter a licença junto ao órgão de proteção ambiental, segundo o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha. Ele esclarece, ainda, que o atendimento prestado pelo instituto em relação ao documento se dá por meio da elaboração de peças técnicas e todos os procedimentos exigidos pelo Ipaam.

“O auxílio é prestado às atividades da agricultura familiar, bem como piscicultura, licenciamento de planos de manejo florestal sustentável em pequena escala e também no licenciamento de agroindústrias junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, destacou o chefe do Datef.

Além da intermediação para a obtenção da LAU, o Idam auxilia os produtores rurais nas respostas a processos administrativos junto a órgãos ambientais, o que inclui multas, embargos e problemas com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Pontos de atendimento

Informações sobre a LAU e demais licenças ambientais para a atividade rural podem ser obtidas nas 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Idam distribuídos nos 62 municípios amazonenses.

“Para muitos produtores rurais amazonenses, em sua maioria agricultores familiares e pescadores e extrativistas, o Idam é o único órgão a que podem recorrer. Então, nossos serviços englobam suprir todas as necessidades desse público, por meio da assistência técnica, extensão rural e regularização”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Fonte: Idam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Mais cinco cidades do Amazonas passam a contar com voos comerciais da Azul

Vilhena

Sine Manaus oferta 190 vagas de emprego com oportunidades para PcD, nesta quinta-feira

Jamil Maciel

Presidente Roberto Cidade vota favorável à regulamentação do transporte hidroviário no AM

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights