SAÚDE

Inscrições para Iniciação Científica da FVS-RCP seguem abertas até 20 de março

Iniciativa da FVS-RCP, em parceria com a Fapeam, oferece 14 bolsas de estudos

Seguem abertas, até dia 20 de março, as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (Paic), em estudos voltados para a Vigilância em Saúde no Amazonas, com oferecimento de 14 bolsas de estudos. A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O edital está disponível em https://abre.ai/i6Vc.

O Paic é uma oportunidade para estudantes de graduação interessados em aprimorar conhecimentos e contribuir para a inovação no campo da vigilância em saúde. Com um programa orientado por especialistas nessa área de conhecimento, os participantes terão a chance de desenvolver habilidades, explorar novas técnicas e colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O programa é uma oportunidade para os estudantes que visam se aprofundar na área da vigilância em saúde, segundo destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “O Paic é uma iniciativa onde o conhecimento da universidade se encontra com a prática de pesquisa, resultando em contribuições valiosas para o campo da saúde pública”, disse.

Pesquisadores egressos

Uma das estudantes que passaram pelo Paic na FVS-RCP é a Esther Pereira Abensur, que cursa Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas. De 2022 a 2023, ela desenvolveu uma pesquisa sobre resistência de microrganismos no período relacionado à Covid-19. “Foi a partir desse projeto que desenvolvi análise crítica para selecionar artigos, criação e organização de banco de dados e me aprofundei no tema”, detalha.

Hannyn Barbara Alves Garcia, que atualmente é graduada em Pedagogia, também desenvolveu estudo relacionado à pandemia, mas voltada para a educação em saúde, na edição de 2022/2023 do Paic na FVS-RCP. “O projeto me ajudou a me desenvolver como pesquisadora e foi muito importante para mim durante a graduação. Consegui me desenvolver bem para o trabalho final de curso”, afirma.

Fonte: FVS-RCP

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase

Jamil Maciel

‘Roda de Cidadania’ debate segurança e saúde mental nas escolas nesta quarta-feira (30)

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus realiza ação de educação em saúde pelo Dia Mundial Sem Tabaco na USF Frei Valério

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights