AMAZONAS JUSTIÇA

“Junho Violeta” – Evento promovido pelo TJAM aborda os direitos fundamentais da pessoa idosa e reforça o combate a todas as formas de violência contra esse público

Evento foi voltado ao público interno, integrando a programação do “Junho Violeta”, campanha incentivada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que tem como objetivo alertar a sociedade o combate a todas as formas de violência contra a pessoa idosa

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, realizou na segunda-feira (17/06), no auditório do Fórum Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, um encontro de formação e orientação abordando os direitos fundamentais da pessoa idosa e também aspectos físicos psicológicos e sociais no processo de envelhecimento. Contando também com o apoio da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, o evento foi voltado ao público interno, integrando a programação do “Junho Violeta”, campanha incentivada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que tem como objetivo alertar a sociedade o combate a todas as formas de violência contra a pessoa idosa.

No evento, a mesa de honra foi composta pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, presidente do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa; pelo promotor de justiça Vitor Fonseca, da 42.ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos  da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM); pela defensora pública Elânia Cristina Fonseca do Nascimento; pela vereadora Yomara Lins, vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus; por Yacy Souza Derzi, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/AM; e pelo médico Euler Ribeiro, reitor da Fundação Universidade da Terceira idade/Funati.

A primeira palestrante do encontro foi ministrada pela psicóloga Márcia Alfaia, coordenadora do Eixo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa/CIPDI, que abordou o tema “Envelhecimento: aspectos físicos, psicológicos e sociais”. Em seguida, os participantes acompanharam a exposição feita  pelo coordenador do Eixo Apoio Jurídico do “Projeto EnvelheSer 60+, Pietro Holanda, que falou sobre os direitos fundamentais da pessoa idosa, previstos na Lei n.º 10.741/2003. 

O evento foi uma das primeiras ações do Comitê, recém-instituído pelo TJAM, o buscou disseminar conhecimento e instruções ao público-alvo. A desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha destacou que as duas palestras proferidas no evento têm muita relevância e outros eventos serão realizados pelo Comitê em breve, incluindo um mutirão para julgar processos que envolvem partes com mais de 60 anos de idade.

“O evento foi, digamos assim, o pontapé inicial do Tribunal de Justiça para alavancar as atividades do Comitê, que foi criado para auxiliar nos processos judiciais que envolvem idosos, mas também o público em geral, nosso público idoso. Na primeira semana de agosto vamos fazer um mutirão para acelerar os julgamentos dos processos cujas partes estejam na faixa etária de 60 anos ou mais. Vamos fazer isso no primeiro e segundo grau”, destacou Mirza Telma.

#PraTodosVerem:  Imagem principal que ilustra a matéria traz o registro fotográfico da mesa de honra na qual, aparece, ao centro, a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, presidente do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, e demais autoridades. A magistrada aparece falando ao público e veste um blazer lilás de tonalidade clara e um colar na cor branca.

Texto: Carlos de Souza

Fotos: Raphael Alves

#tjam #amazonas

Postagens relacionadas

Estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno recebem jogos da 4ª rodada do Barezão 2024, neste fim de semana

Jamil Maciel

Keitton Pinheiro decreta estado de alerta em Coari, em decorrência das chuvas e cheia no rio Solimões

Paulo Apurina

Sine Manaus disponibiliza 163 vagas de emprego nesta quinta-feira, 30/9

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights